Jennifer Santos, do Pinheiros, participa de curso organizado pela CBT e ITF
Objetivo é ampliar o número de técnicas no tênis
A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e a Federação Internacional de Tênis (ITF) realizam um trabalho para ampliar o conhecimento de treinadoras da modalidade e, ao mesmo tempo, incentivar o aumento do número de profissionais mulheres no tênis.
Atento a esse movimento, o Departamento de Tênis do Esporte Clube Pinheiros indicou Jennifer Santos, técnica do Clube há dois anos e oito meses. Ela atua na preparação de crianças no pré-competitivo, etapa em que os fundamentos são consolidados para que os jovens estejam prontos para a transição ao tênis de competição — fase considerada decisiva após os 12 anos.
Jennifer integrou um grupo de 25 profissionais no Programa de Desenvolvimento do Tênis para Mulheres, que reuniu professoras, treinadoras , jogadoras em atividade e ex-atletas interessadas em seguir na carreira de treinadora. O curso ocorreu durante o torneio profissional feminino SP Open , realizado no início do mês no Parque Villa-Lobos.
De volta ao Clube, Jennifer destacou a relevância da experiência e já iniciou, ao lado do head coach do Pinheiros, Eduardo Eche, a aplicação do conteúdo absorvido.
“Foram três dias de muito aprendizado e troca de experiências. Tivemos capacitação com técnicos renomados, como Caio Cortela, além de aulas teóricas, práticas e troca de informações com mães e jogadoras profissionais”, relatou.
Segundo ela, a vivência foi diferente de outros cursos que já havia feito. “Foi uma troca muito rica, com exemplos práticos e metodologias aplicadas em outros países. Passei todas as informações ao Clube e já começamos a implementar desde a iniciação no tênis, passando pela bola laranja até o pós-12 anos”, explicou.
Jennifer reforça que o incentivo da CBT e da ITF em aumentar o número de técnicas é essencial para estimular meninas a permanecerem no esporte. “Muitas desistem por não encontrarem mulheres na base, o que preocupa alguns pais em relação à continuidade no competitivo sem a presença de uma treinadora”, disse.
Hoje, a Escolinha de Tênis do Pinheiros reúne cerca de 900 crianças na iniciação (setor coordenado por Jennifer sob o comando de Eduardo Eche), mas apenas 50 avançam ao pré-competitivo. “Nosso objetivo é ampliar significativamente esse número”, completou.
Antes das crianças chegarem nas mãos do pré-competitivo sob o comando da treinadora, as escolinhas passam antes pela coordenação de mais dois profissionais: Evander Oliveira Silva e Eduardo Alves de Jesus. A fase com a Jennifer já é a fase final da escolinha, cujo nome fala tudo: pré-competitivo.