Prefeitura de Sorocaba realiza plantio de 2 mil mudas de árvores no bairro Júlio de Mesquita Filho – Agência de Notícias
20 de setembro de 2025
11:52
Por: Secom
Denominado superplantio, pela quantidade de mudas envolvidas na ação, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), realizou, na manhã deste sábado (20), o plantio de 2 mil mudas de árvores em uma área pública localizada na Rua Orsini Diniz Camargo, altura do número 165, no Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste da cidade.
A atividade integra a programação especial para celebrar o Dia da Árvore (21 de setembro), com o objetivo de aproveitar a data especial para promover junto à população sorocabana a conscientização ambiental, com ações de arborização urbana, restauração ecológica e valorização das espécies nativas. A iniciativa também faz integra os trabalhos da Sema, ligados à conservação e promoção da arborização urbana, ampliando a área vegetada da cidade, em harmonia com o Plano Municipal de Arborização.
O objetivo da ação ambiental também é contribuir para a preservação da natureza, além de cumprir os Termos de Compromisso e Recuperação Ambiental (TCRAs) das obras que o Saae/Sorocaba realizou na cidade nos últimos anos e também contribuir para o Plano de Recuperação (PRAD).
“A Sema, além de realizar ações como essa, que visam a recuperação ambiental de espaços públicos no município, também proporciona engajamento e conscientização sobre a importância de se preservar o meio ambiente, entre os munícipes, principais beneficiados dessas iniciativas”, ressalta o secretário da Sema, Antonio Lopes.
“Para podermos acompanhar o crescimento do nosso município e fornecermos água potável de qualidade, bem como realizar coleta e tratamento, são necessárias obras. Como compensação, estamos realizando este plantio para recuperar a nossa flora. Saneamento básico e meio ambiente têm que andar sempre juntos”, destaca a diretor-geral da autarquia, Glauco Fogaça.
As milhares de mudas escolhidas para o plantio são de 42 diferentes espécies. E vale destacar que, assim como em todos os plantios municipais, foram priorizadas as espécies nativas da região, que constam na “Lista de espécies indicadas para restauração ecológica para diversas regiões do Estado de São Paulo” (Instituto de Botânica do Governo do Estado de São Paulo), com o intuito de enriquecer a biodiversidade do ecossistema. Assim, entre as espécies plantadas, há mudas de árvores como: pitanga, aroeira, sangra d’água, paineira, ipê-branco, gabiroba, mulungu, canafístula, araçá, pau-viola, paineira, dedaleiro, entre outras.
As árvores cumprem importantes funções na natureza e são responsáveis por regular a temperatura ambiente, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.
Participaram do superplantio o secretário da Fazenda (Sefaz) Marcelo Regalado e a vereadora Jussara Fernandes, além das equipes da Sema e do Saae, servidores, voluntários, estagiários, familiares e crianças da comunidade. Ao todo, cerca de 100 pessoas estiveram presentes.