saiba como solicitar o serviço gratuito em João Pessoa
Para reduzir os problemas pelo descarte irregular de móveis, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza o serviço gratuito Cata-Treco, oferecido pela Emlur.
O recolhimento inclui móveis, eletrodomésticos e materiais recicláveis de médio porte diretamente nas residências.
O descarte de móveis em ruas ou terrenos dificulta o escoamento da água da chuva e pode gerar acúmulo de resíduos, afetando a limpeza urbana e o meio ambiente.
LEIA TAMBÉM:
Além disso, segundo o superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Ricardo Veloso, esse tipo de atitude pode ter sérios impactos relacioandos à saúde.
“Os materiais podem acumular água ou servir de abrigo para roedores, insetos e outros vetores de doenças. Isso pode aumentar riscos de dengue ou leptospirose, por exemplo”, explica.
Como solicitar o Cata-Treco
Segundo a Emlur, o Cata-Treco atende cerca de 20 solicitações por dia, principalmente de descarte de móveis grandes, como armários e mesas, e eletrodomésticos da linha branca, como geladeiras e máquinas de lavar. O serviço segue normas que determinam a destinação ambientalmente correta de eletrônicos e outros materiais.
A população pode agendar a coleta pelos seguintes canais:
- Telefones: 3213-4237, 3213-4238 e 3213-4240
- Aplicativo: João Pessoa na Palma da Mão
- Site: Plataforma Prefeitura Conectada
Pontos de descarte e regulamentação
Além do serviço domiciliar, a Emlur disponibiliza dois pontos de descarte:
- Sede da Emlur: Avenida Minas Gerais, 177
- Centro-Dia: Localizado em frente ao Parque Arruda Câmara (Bica)
Conforme o Decreto nº 10.240/2020, que regulamenta a Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), é obrigação dos fabricantes e revendedores de produtos eletrônicos receber os materiais sem serventia e dar destinação ambientalmente adequada.