Estrada Boa: pavimentação em concreto da Serra do Faxinal ligando o Extremo Sul de Santa Catarina ao RS está 85% concluída
Fotos: Divulgação/ Secom GOVSC
A pavimentação em concreto da SC-290, de Praia Grande até a divisa com o Rio Grande do Sul, no Extremo Sul catarinense, já chegou a 85% do trecho de 15,63 quilômetros. A benfeitoria na Serra do Faxinal é mais uma obra histórica viabilizada pelo Programa Estrada Boa. O projeto avança conforme o cronograma com investimentos que totalizam quase R$ 76 milhões.
“Estamos mudando as rodovias catarinenses de patamar, já atingimos 80% de condições ótimas e boas, com muito trabalho desde o começo do nosso mandato. Vamos avançar ainda mais, porque o catarinense merece ter estrada para transitar em segurança e quem produz precisa levar a mercadoria com agilidade e conforto e essa é a intenção do programa Estrada Boa”, resumiu o governador Jorginho Mello.
Além da pavimentação e drenagem, o plano de trabalho estabelece ainda, 16 pontos de contenção de encostas devido ao relevo extremo da região.
“Nossas serras são muito íngremes, fazer obra nessa condição é sempre muito complexo e desafiador. Mas, como em tantos outros casos, estamos avançando na Serra do Faxinal, assim como na Serra do Corvo Branco e assim como já concluímos a revitalização, com várias melhorias, na Serra do Rio do Rastro. São cartões-postais do Sul de Santa Catarina, onde o governo Jorginho Mello está fazendo investimentos necessários e não poupa esforços para transformar essas rodovias”, afirma o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.
A Serra do Faxinal é uma das obras que estavam abandonadas e foram retomadas pela atual gestão do Governo do Estado.
“A Serra do Faxinal era uma obra que a gente encontrou paralisada, a gente está dando fluxo e com mais de 80% dela pronta. E a nossa meta é que a gente possa no primeiro semestre do ano que vem poder estar entregando essa nova ligação com o Rio Grande do Sul, muito importante, que vai dar uma outra dinâmica pras pessoas de toda a região”, explicou o secretário Adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.
Estrada Boa
A obra na Serra do Faxinal faz parte do programa Estrada Boa, o maior projeto rodoviário da história de Santa Catarina. Um programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), que já soma 100 obras em andamento ou concluídas em todas as regiões, com investimentos que ultrapassam R$ 3,5 bilhões.
Condições das rodovias
Em 2023, um estudo da Fetrancesc apontava que 73% das rodovias estaduais eram classificadas como ruins ou péssimas. Hoje, após os avanços do Estrada Boa, 80% da malha está em condições ótimas ou boas. A meta do Governo é chegar a 100% da malha viária em condições regular a ótima até o final do primeiro semestre de 2026.
O pacote de investimentos é amplo e contempla intervenções e melhorias em rodovias estratégicas. Entre os destaques estão:
- Litoral – Triplicação da SC-401, no Norte da Ilha, a rodovia estadual mais movimentada do Estado, com R$ 73 milhões em investimentos. Também está dentro do programa a obra de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, um marco turístico e cultural de Florianópolis;
- Norte – Restauração da SC-477 (Canoinhas – Monte Castelo) e duplicação da SC-108 (Guaramirim – Massaranduba), juntas somando quase R$ 300 milhões em investimentos;
- Vale do Itajaí – O novo trevo de acesso em Itajaí, na interseção da SC-486 com a BR-101, e a pavimentação da SC-281 entre Ituporanga e Atalanta;
- Planalto Serrano – Pavimentação da SC-370, incluindo o emblemático trecho da Serra do Corvo Branco, e a ligação entre Rio Rufino e Urubici;
- Sul – Acesso ao Rio Grande do Sul pela SC-290 (Serra do Faxinal) e os contornos viários de Criciúma e Cocal do Sul, ambos com investimentos acima de R$ 250 milhões somados;
- Meio-Oeste – Restauração da SC-120 entre Curitibanos e Lebon Régis; além de obras na SC-452 ligando Fraiburgo a BR-470, conectando cidades com forte produção agrícola;
- Oeste e Extremo Oeste – Melhorias na SC-283 no corredor de Chapecó a Concórdia, passando pelas cidades de Arvoredo, Seara e Arabutã; pavimentação da SC-350 (Abelardo Luz – Passos Maia); além da ampliação e restauração em pavimento de concreto da SC-305 e da SC-160, que juntas recebem mais de R$ 250 milhões.