Agência Minas Gerais | Produtor rural terá acesso a mentoria gratuita ao contratar crédito do BDMG para investir em agricultura sustentável

O produtor rural mineiro que contratar crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para aplicar em agricultura regenerativa terá acesso a mentoria gratuita para aprimorar os resultados econômicos e do solo nas suas propriedades. A oferta é válida para as operações realizadas com as linhas Solo Mais e Bioinsumos até 30/11 e busca incentivar a transição para o modelo de produção sustentável no estado.

A consultoria terá duração de cinco meses e será realizada por profissionais renomados do mercado. As orientações serão repassadas de forma personalizada, de acordo com a realidade dos projetos financiados. Além dos produtores, os técnicos das propriedades também irão participar do direcionamento sobre as melhores práticas.

“Essa é uma forma de apoiar os produtores nesse processo de mudança, que traz diversos impactos positivos para o negócio, já que estamos falando em uma agricultura de baixo carbono. A mentoria será uma oportunidade, inclusive, de potencializar a aplicação do crédito captado conosco”, afirma o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.

As linhas Bioinsumos e Solo Mais permitem a compra de insumos para o manejo regenerativo do solo, aquisição de novos equipamentos, implantação de sistemas de irrigação e de unidades de produção de bioinsumos, projetos de estruturação da fertilidade do solo, sistemas biodigestores e de compostagem, entre outros itens financiáveis.

Outra novidade apresentada pelo BDMG é que 30% do total contratado pelas linhas Bioinsumos e Solo Mais poderá ser aplicado como capital de giro. A ampliação no percentual, que antes era de 20%, representa maior flexibilidade para que os produtores apliquem os recursos de acordo com suas necessidades.

Entre os benefícios sociais e ambientais da agricultura sustentável estão a mitigação das emissões de gases de efeito estufa na produção rural, redução de custos e o melhor aproveitamento dos nutrientes e da água. O acesso aos recursos das duas linhas acontece via cooperativas de crédito parceiras dos sistemas Sicoob, Sicredi e Cresol.