Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Banda de Música da Polícia Militar comemora 132 anos de história

Fotos: Aurélio Oliveira

A Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), O Piano Catarinense, completa 132 anos nesta terça-feira, 23. Para celebrar a data, foi realizada na sala de ensaios Tenente Pompeu, no Quartel do Comando-Geral da PMSC, em Florianópolis, a solenidade comemorativa de aniversário, na qual foram entregues homenagens para destacar a importante data para a corporação.

Durante o evento, também foi celebrado o projeto “Música como ferramenta de transformação social”, que surgiu a partir do entendimento de que a banda de música vai além de tocar em cerimônias: emociona, preserva a cultura e fortalece identidades, marcando presença nas escolas e aproximando-se da juventude, mostrando que as novas gerações podem confiar na Polícia Militar.

Nesse contexto, a Banda de Música da PMSC também realiza um trabalho social com a “Patrulha da Alegria”, formada por policiais músicos que percorrem corredores de hospitais e asilos, oferecendo conforto e esperança a pacientes, familiares e profissionais da saúde.

Em 2024 foi criado o primeiro mascote de uma Banda de Música da Polícia Militar no Brasil, denominado Som – o Gato Maestro. Com o mascote e a Patrulha da Alegria, já foram mais de 30 escolas atendidas com música, diversão e conhecimento, além da distribuição de mais de 400 exemplares da Cartilha “Nasce um Mascote”, que narra a história da banda, apresenta projetos musicais e reafirma a missão da PMSC de estar cada vez mais próxima da comunidade.

No evento foram conferidos diplomas de Amigo da Banda de Música da Polícia Militar para civis que ajudaram a Banda no seu trabalho social e institucional. Em seguida, foi entregue a Moeda Comemorativa “O Piano Catarinense – João Augusto Penedo”, tributo a quem tem contribuído para o desenvolvimento cultural em nosso estado. E também foi realizada a entrega de um Dobrado ao subtenente Luiz Fernando da Silva, que dedicou 18 anos de atuação na PMSC à banda de música.

Para o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, “a Banda de Música da Polícia Militar é muito mais do que um patrimônio da nossa corporação, é um elo entre a corporação e a sociedade catarinense. Ao longo desses 132 anos, a Banda emocionou gerações, esteve presente nos momentos mais marcantes da nossa história e continua desempenhando um papel fundamental na preservação da cultura e no fortalecimento da confiança da comunidade na PMSC”.

Por fim, a Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), “O Piano Catarinense”, realizou uma apresentação de um repertório que refletiu toda riqueza e versatilidade, história de um grupo que já esteve presente nos principais acontecimentos históricos de Santa Catarina.

Estiveram presentes na solenidade o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, o subcomandante-geral, coronel Jofrey Santos da Silva, o chefe de Estado-Maior-Geral, coronel Fred Hilton Gonçalves da Silva, o chefe do Centro de Comunicação Social da PMSC (CCS), coronel Alfredo Schuch, a chefe da Banda de Música da PMSC, major Jaqueline Rech Dutra, entre outras autoridades civis e militares e amigos da banda.

Sobre a Banda

A Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina, conhecida como “Piano Catarinense”, foi criada em 1893 e é um símbolo de tradição e cultura no estado. Ao longo das décadas, ela se tornou testemunha e protagonista dos momentos mais significativos da trajetória catarinense.

Presente em eventos de grande relevância, desde atos cívicos até momentos de comoção, a Banda foi declarada patrimônio histórico, artístico e cultural em 2008. Nestes 132 anos de história, os músicos da banda têm levado, através da música, a preservação da ordem pública e a promoção da cidadania para todos que apreciam suas notas.

Atuando como um elo vital entre a Polícia Militar e a sociedade, sua presença não apenas enaltece os atos solenes do Governo do Estado e as cerimônias da corporação, mas também reforça a sensação de segurança, simbolizando, em sua essência, a tradição e o orgulho de Santa Catarina.

Clique AQUI e veja as fotos da solenidade

Sair da versão mobile