22 de setembro de 2025
16:10
Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)
Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) e Sorocaba, durante patrulhamento preventivo, prestou socorro a uma jovem de 18 anos de idade, vítima de violência doméstica. Ela estava com o filho, de um ano de idade, no bairro Vila Rica, na Zona Oeste da cidade, em frente à sede do Serviço de Obras Sociais (SOS), na manhã de domingo (21).
A própria mulher foi quem acionou os guardas, por volta das 10h30, relatando ter sofrido agressões físicas e ameaças de morte por parte de seu companheiro, incluindo risco para o filho dela. Ela já tinha registrado boletim de ocorrência da delegacia e saiu às pressas de sua casa, motivo pelo qual precisava de abrigo.
Inicialmente, tentava acolhimento no SOS, porém a entidade não tem estrutura adequada para acolher crianças. Diante disso, a GCM acionou o Conselho Tutelar e a direção de uma entidade local, que assiste vítimas de violência doméstica.
Em um primeiro momento, a mulher foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Oeste, onde recebeu os primeiros socorros. Depois de liberada, ela foi conduzida à referida entidade, para receber todo o suporte necessário junto com o filho.