Agência Minas Gerais | Governo de Minas divulga resultado do Núcleo de Fomento ao Paradesporto 2025
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) divulgou o resultado do edital do programa Núcleo de Fomento ao Paradesporto (NFP) 2025. Ao todo, 23 propostas foram aprovadas e poderão receber até R$ 100 mil cada para desenvolver projetos esportivos voltados a pessoas com deficiência em diferentes regiões do estado.
“Esse é mais um passo do Governo de Minas no fortalecimento da cidadania, da inclusão e na garantia de oportunidades reais para todas as pessoas. Parabéns a todos os municípios e organizações contemplados. Vamos seguir prosperando para um estado melhor para todos os mineiros”, afirma a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela.
A partir da publicação do resultado definitivo, os municípios e as organizações da sociedade civil aprovados serão chamados pela Subsecretaria de Esportes da Sedese (Subesp) para dar início ao processo de celebração de parceria no âmbito do programa.
O diretor de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento, Luiz Felipe Gonçalves, destaca a importância do resultado para o fortalecimento da inclusão esportiva no estado.
“Esse resultado mostra o compromisso de Minas Gerais em garantir oportunidades reais para que pessoas com deficiência tenham acesso ao esporte. Cada projeto aprovado representa não apenas uma iniciativa esportiva, mas também uma transformação social, que promove saúde, integração e qualidade de vida. O Núcleo de Fomento ao Paradesporto é uma política pública que reafirma o papel do esporte como ferramenta de inclusão e cidadania”, avalia o diretor.
As instituições contempladas serão notificadas por e-mail para iniciar a formalização da parceria, que será realizada no Sistema de Gestão de Convênios, Portarias e Contratos do Estado de Minas Gerais (Sigcon-MG).
A proposta de plano de trabalho deverá ser inserida no sistema em até 15 dias corridos a contar da data da publicação do resultado. A formalização deverá ser concluída ainda em 2025.
Sobre o programa
Coordenado pela Subesp, o NFP tem como objetivo ampliar a inclusão por meio do esporte, oferecendo recursos para aquisição de materiais esportivos e contratação de serviços necessários à execução dos projetos.
Neste ano, o edital disponibilizou 25 vagas, sete a mais em relação ao ano anterior, reforçando o compromisso do Estado com a promoção da prática esportiva inclusiva.
Os projetos contemplados devem atender, no mínimo, 35 pessoas com deficiência, com aulas semanais de pelo menos 50 minutos, cronograma de avaliações físicas e pesquisa de satisfação. Também é exigida uma equipe mínima composta por educador físico e coordenador, além da oferta de modalidades compatíveis com a realidade local.
Os recursos não podem ser aplicados em obras, aluguel, alimentação, viagens, publicidade institucional, premiações em dinheiro e demais despesas vedadas no edital.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (31) 3915-4616 / 3915-4642.