Justiça Federal abre seleção de estágio remunerado na Paraíba; saiba como participar

Justiça Federal abre seleção de estágio remunerado na Paraíba; saiba como participar. Reprodução / Justiça Federal na Paraíba

A Justiça Federal na Paraíba abriu, na segunda-feira (22), um processo seletivo para cadastro de reserva de estágio remunerado.

As oportunidades são voltadas para estudantes de nível superior em diferentes áreas e estão distribuídas entre a sede, em João Pessoa, e as subseções de Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Monteiro.

Como se inscrever no estágio da Justiça Federal

O edital foi lançado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). As inscrições e as provas são gratuitas e acontecem exclusivamente de forma on-line até as 12h do dia 6 de outubro de 2025, no site do CIEE.

A inscrição é obrigatória para todos os interessados e deve ser feita pelo site oficial do CIEE. Ela garante a participação na prova, que será aplicada logo após o cadastro.

Quem pode participar do processo seletivo

As vagas são destinadas a alunos regularmente matriculados em cursos superiores a partir do 3º semestre, a depender da área. O edital contempla estudantes de:

  • Administração
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquivologia
  • Biblioteconomia
  • Ciências Contábeis
  • Comunicação Social (Jornalismo)
  • Direito
  • Engenharias (Civil, Elétrica e Mecânica)
  • Mídias Digitais
  • Tecnologia da Informação (Redes, Suporte e Desenvolvimento Web)

Benefícios e jornada de estágio

Os estudantes convocados terão jornada de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas por dia. A bolsa-auxílio mensal é de R$ 1.400, além de auxílio-transporte no valor de R$ 12 por dia estagiado.

O estágio será desenvolvido de forma presencial e depende da disponibilidade orçamentária da Justiça Federal.

Reserva de vagas e cotas previstas no edital

O edital prevê reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência e 30% para candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos). A convocação respeitará a ordem de classificação e a alternância entre as listas de ampla concorrência e cotas.

Como será a prova on-line

A seleção será feita por meio de uma prova objetiva on-line com 35 questões de múltipla escolha. O conteúdo inclui Língua Portuguesa, Informática, Conhecimentos Gerais e conhecimentos específicos de cada área.

O gabarito provisório será divulgado em 7 de outubro, a lista de classificação em 24 de outubro, e o resultado final está previsto para 3 de novembro de 2025.