Protocolo de Calor do Rio é destaque na ONU, em Nova York – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) será destaque na agenda internacional de clima e saúde que acontece em Nova York, em paralelo à 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Na quarta-feira (24/09), a superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus, fará uma apresentação no 2025 FP Health Forum at UNGA80, organizado pela revista Foreign Policy em parceria com a Fundação Rockefeller. O encontro ocorre na véspera da Reunião de Alto Nível da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis e reunirá tomadores de decisão de todo o mundo para discutir como as cidades estão respondendo aos impactos da emergência climática na saúde pública.
Compondo a mesa “Vozes da Linha de Frente: Inovações Locais na Interseção entre Clima e Saúde”, Gislani compartilhará a experiência da cidade com o Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo do Rio de Janeiro, iniciativa pioneira no Brasil que busca reduzir os impactos das ondas de calor sobre a saúde da população carioca, desenvolvida pela SMS em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) e o Centro de Operações Rio (COR). A ideia é compartilhar as ferramentas de monitoramento e alerta precoce criadas pelo Centro de Inteligência Epidemiológica da SMS (CIE/SMS), bem como as políticas inovadoras do município, que integram saúde e proteção social para o cuidado das populações mais vulneráveis.
Para Gislani Mateus, a experiência da cidade comprova que é possível construir políticas públicas locais capazes de salvar vidas e fortalecer a resiliência dos sistemas de saúde diante do agravamento da crise climática.
– Nossa missão é proteger vidas. O Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo prova que, com planejamento, inovação e cooperação internacional, é possível reduzir riscos e fortalecer a resiliência dos sistemas de saúde. Essa é a mensagem que o Rio leva ao cenário global em Nova York, no contexto da Assembleia Geral da ONU -, afirma a superintendente.
Iniciativa é apresentada em série de eventos internacionais
Durante os dias de Assembleia Geral da ONU, Nova York recebe vários outros eventos de importância global em razão da presença de representantes governamentais de todo o planeta. A experiência com o Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo será apresentado ainda em alguns desses fóruns, posicionando a cidade do Rio como um dos protagonistas no debate global sobre clima e saúde.
No dia 25 de setembro, Gislani será painelista no lançamento do Case for Action Report, iniciativa da Resilient Cities Reimagining Health em parceria com a Yale School of Public Health, Mode Economics e a Sustainable Markets Initiative, que apresenta projeções sobre os impactos climáticos na saúde em mais de 11 mil cidades e identifica intervenções baseadas em evidências.
Entre os dias 26 e 28 de setembro, ela acompanhará a Climate Week NYC, o maior encontro climático do mundo, que influencia agendas governamentais e empresariais em escala global. Já nos dias 29 e 30 de setembro, em New Haven, participará de um workshop na Universidade Yale sobre a integração da saúde no programa internacional Oasis, que transforma pátios escolares em espaços verdes, resilientes e comunitários — oportunidade em que também compartilhará a experiência do protocolo do Rio.
Categoria: