Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Secretário de Segurança de MS visita base avançada dos Bombeiros na Serra do Amolar – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, visitou na última sexta-feira (19) a Base Avançada do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), localizada na Serra do Amolar, em meio ao Pantanal.

Acompanhado pelo Comandante-Geral da Corporação, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, e pelo Subcomandante-Geral, Coronel Adriano Noleto Rampazo, o secretário conheceu toda a estrutura da unidade e os serviços prestados à população ribeirinha da região.

Implantada em 2024 como parte da estratégia de combate aos incêndios florestais, a base tem como objetivo garantir resposta rápida e evitar a propagação do fogo no bioma. Das 11 bases distribuídas em diferentes regiões do Pantanal, a da Serra do Amolar se destacou ao manter-se ativa após o término da temporada de incêndios de 2024, tornando-se permanente.

AUTORIZAÇÃO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 44/2025 – Prefeitura Municipal de Bonito

Prefeitura concentra ações contra o Aedes no Bairro Nova Lima – CGNotícias

Além da proteção ambiental, a base passou a ser também um ponto de apoio à comunidade local, oferecendo atendimento emergencial às famílias ribeirinhas. Sua estrutura conta com alojamentos para os militares, sistema de placas solares, equipamentos de resgate, além de tratamento de água potável, que atende tanto às equipes do CBMMS quanto às famílias do entorno. O objetivo é tornar a unidade cada vez mais autossustentável, ampliando o suporte às equipes e reforçando a preservação ambiental.

Durante a visita, o secretário destacou a dedicação dos bombeiros militares que atuam na região. “Estamos constatando o empenho e a dedicação do bombeiro e da bombeira militar. A base está totalmente restaurada e em condições de abrigar homens e mulheres que desafiam todas as intempéries para proteger o meio ambiente”, afirmou Antônio Carlos Videira.

Edilene Borges, Comunicação Bombeiros

Sair da versão mobile