Bonzo bebeu até morrer

Foto/Reprodução.

Bandas de rock. Os Beatles estão no topo. Depois, os Rolling Stones, que são chamados de a maior banda de rock do mundo. Beatles, Rolling Stones. Qual é a próxima?

Led Zeppelin? Pink Floyd? É por aí. Ou seja: não dá para fazer uma lista das cinco maiores bandas de rock de todos os tempos sem incluir o Led Zeppelin.

Led Zeppelin. A rigor, um power trio acompanhando um cantor. Três instrumentistas incríveis: Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo e teclado) e John “Bonzo” Bonham (bateria). Na frente, Robert Plant, uma das maiores vozes do rock.

O Led Zeppelin surgiu na Inglaterra do final da década de 1960 produzindo um som pesado que antecede o metal, que logo seria inaugurado pelo Black Sabbath.

Mas não era somente o som pesado. Tinha muita coisa acústica, com violões e bandolins. E tinha, sobretudo, o blues adornado pela guitarra fantástica de Jimmy Page.

You Shook Me, Dazed and Confused, I Can’t Quit You Baby, In My Time of Dying. E Since I’ve Been Loving You – esse, o mais arrebatador dos blues do Led Zeppelin.

Rock and Roll, a segunda faixa do quarto álbum do Led Zeppelin, de 1971, abre com a bateria de John Bonham. Rock and Roll é um dos grandes rocks do rock.

Moby Dick é uma das faixas do segundo álbum, lançado em 1969. Tem o riff poderoso da guitarra de Jimmy Page, mas ela é quase toda para a bateria de Bonzo.

No filme The Song Remains the Same, Moby Dick é quase interminável. Cada um tem sua sequência. Moby Dick é a sequência dedicada a John Bonham.

Grandes bateristas. Primeiro, a gente pensa nos do jazz. Gene Krupa, Art Blakey, Max Roach, Buddy Rich, Tony Williams. São Muitos. Todos gigantes.

E os maiores bateristas do rock? Tem Ginger Baker (do Cream), Keith Moon (do Who), Neil Peart (do Rush). John Bonham quase sempre está no topo das listas.

John “Bonzo” Bonham gostava de velocidade. E de excessos. Foram os excessos etílicos que acabaram com ele. O músico morreu aos 32 anos depois de tomar incontáveis doses e ser asfixiado pelo próprio vômito enquanto dormia.

Nesta quinta-feira, 25 de setembro de 2025, faz 45 anos que Bonzo morreu. O Led Zeppelin tinha lançado o álbum In Through the Out Door, em 1979, e não resistiria à morte do seu baterista.

John “Bonzo” Bonham morreu em 25 de setembro de 1980, e o fim do Led Zeppelin foi anunciado oficialmente no dia quatro de dezembro daquele ano.