Idosa é resgatada após 52 anos de trabalho análogo à escravidão em João Pessoa

Idosa é resgatada após 52 anos de trabalho análogo à escravidão em João Pessoa – Foto: Auditoria-Fiscal do Trabalho.

Uma idosa de 66 anos foi resgatada de situação análoga à escravidão por trabalhar 52 anos como empregada doméstica sem carteira assinada, em João Pessoa. De acordo com a Auditoria-Fiscal do Trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho, ela começou a trabalhar no local aos 14 anos.

Segundo a Auditoria-Fiscal, o resgate da idosa aconteceu no dia 18 de setembro. O caso foi divulgado nesta quinta-feira (25). Por não ter carteira assinada, ela não tinha acesso a benefícios previdenciários. Somente em 2015, ela conseguiu regularizar a aposentadoria, com data retroativa a 2012, sem cobrir o tempo de trabalho anterior, desde 1973.

A idosa cuidava dos afazeres da casa, dos próprios empregadores, acumulando também os serviços de domésticas demitidas anteriormente no local. Os pertences da idosa foram retirados da casa da empregadora na quarta-feira (24).

Mulher com deficiência intelectual resgatada em Santa Rita

Mulher com deficiência intelectual resgatada em Santa Rita – Foto: Auditoria-Fiscal do Trabalho.

Na mesma operação de resgate, os auditores fiscais do Ministério do Trabalho resgataram uma outra mulher, de 46 anos, com deficiência intelectual e sem familiares, submetida a 12 anos de trabalhos sem carteira assinada ou regularizada, na cidade de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa. A mulher, inclusive, foi interditada judicialmente e deveria receber cuidados médicos.

No entanto, de acordo com a Auditoria-Fiscal, a mulher era obrigada a realizar, em turnos, todas as tarefas domésticas e o cuidado da própria idosa que a empregava. A mulher não recebia salários e vivia em situação degradante, conforme a fiscalização.

A mulher foi resgatada e foi encaminhada para assistência psicossocial. Depois disso, ela foi encaminhada para uma unidade de acolhimento, que não teve a identidade revelada, aguarda decisão judicial sobre sua tutela.