Cícero Lucena ressalta papel de Helena Fialho Moreira no fortalecimento da Justiça Eleitoral
O prefeito Cícero Lucena destacou, nesta sexta-feira (26), a relevância da atuação da juíza federal Helena Delgado Ramos Fialho Moreira para o fortalecimento da Justiça Eleitoral na Paraíba. O gestor da Capital prestigiou a solenidade de posse da magistrada como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), junto de autoridades do Poder Judiciário e o governador João Azevêdo.
“A posse de Helena Delgado Moreira reforça a composição da Corte Eleitoral da Paraíba, instituição fundamental para garantir a lisura e a transparência do processo eleitoral, assegurando a participação cidadã e a consolidação da democracia”, afirmou o prefeito.
Eleita pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), a magistrada ocupará a vaga que foi deixada pelo juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, que encerrou seu biênio na Corte no último dia 10. Como missão, ela destacou questões que, segundo ela, têm se repetido em eleições anteriores, a exemplo da disseminação de notícias falsas, a utilização da inteligência artificial e a interferência da pós-verdade nos debates.
“É sempre uma honra para a magistratura federal integrar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), visto que dispomos de uma vaga destinada à representação da categoria de juízes federais. Antevemos, portanto, ocorrências relacionadas a esses temas, especialmente no âmbito da propaganda eleitoral”, afirmou a juíza.
O presidente do TRE-PB, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, exaltou a carreira e experiência da juíza Helena Delgado Ramos Fialho Moreira para contribuir com a Corte. “Com grande satisfação recebemos a Doutora Helena, magistrada de escola, cujo preparo e currículo são exemplares. Ela chega em um momento de consolidação e serenidade, e deverá, no próximo ano, participar das eleições estaduais, ao lado do presidente, o futuro presidente, desembargador Márcio Murilo. Neste momento, até março do próximo ano, quando nos despediremos, caberá a nós preparar e assegurar que toda a estrutura eleitoral esteja pronta para as próximas eleições. Desejamos saber mais sobre sua trajetória”, afirmou.
Perfil – A magistrada acumula uma longa trajetória na Justiça Eleitoral. Ela foi a primeira representante da Justiça Federal a ocupar o cargo de Corregedora Regional Eleitoral do TRE-PB, eleita em 2005. Também serviu como juíza membro suplente entre 2002 e 2003 e novamente de 2011 a 2013, e como membro efetiva entre 2003 e 2007. Durante esses períodos, contribuiu com ações estruturantes no âmbito eleitoral e participou de diversas comissões.
Em 28 de março de 2025 foi agraciada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba com a medalha “Desembargador Flodoardo Lima da Silveira”. A honraria reconhece os relevantes serviços prestados à Corte Eleitoral.