TRE-PB alerta que serviços eleitorais são gratuitos
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) emitiu um alerta sobre um novo golpe que tem circulado na internet. A fraude utiliza um site denominado “Portal Consulta Doc BRASIL” para cobrar uma taxa de R$ 57,00 pela emissão do primeiro título de eleitor, um serviço que é inteiramente gratuito.
Segundo a Justiça Eleitoral, todos os seus serviços são prestados gratuitamente. A emissão do primeiro título, a segunda via, a transferência de domicílio e as certidões eleitorais não possuem qualquer custo para o cidadão.
A chefe da Seção de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos (SEGECAD), Cibele Fonseca Bissigo e Sousa, ressalta que a Justiça Eleitoral não envia boletos ou links de cobrança extrajudicial e reafirma seu compromisso com a segurança da informação reforçando que as comunicações oficiais sempre obedecem aos canais formais previstos em lei.
Locais de atendimento
O atendimento é realizado exclusivamente nos cartórios eleitorais ou por meio dos canais oficiais na internet, como o site “Auto Atendimento Eleitoral”, bem como o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais.
Denúncias à Ouvidoria
Em caso de contato por mensagens ou sites com solicitações de pagamento ou links suspeitos, o TRE-PB orienta que o destinatário não acesse o conteúdo, não clique em links e, se possível, encaminhe o material para a Ouvidoria Eleitoral e para o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral, disponível no portal do TRE-PB.
Atua no recebimento de denúncias de fraude, corrupção e violência política, e pode ser contatado por diversos canais:
Atendimento presencial: Avenida Princesa Isabel, 201 – Tambiá, João Pessoa/PB, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h.
Telefones: (83) 3512-1381 e 3512-1451
WhatsApp: (83) 3512-1500
Formulário de contato: https://sei.tre-pb.jus.br/ouvidoria/
E-mail: [email protected]