Prefeitura participa de mobilização de vacinação contra o HPV e imuniza crianças e adolescentes de 9 a 19 anos

Manoel Firmo da Silva viu na TV o chamamento para a vacinação e, na manhã deste sábado (27), levou seu filho Tiago Vieira da Silva, de 18 anos, para se vacinar contra o Papilomavírus Humano (HPV). Ele aderiu a campanha ‘Cuidar é Vacinar. Leve quem você ama’ e esteve com o filho no posto de vacinação para protegê-lo contra o vírus que pode levar a diversos tipos de câncer. A Prefeitura de João Pessoa está apoiando a mobilização ‘Setembro em Flor’, para estimular a vacinação entre crianças e adolescentes de 9 a 19 anos.

A mobilização é promovida pela Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC) e o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (GBTG) com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal. Até as 16h deste sábado, a campanha estará sendo realizada na Avenida Epitácio Pessoa, nº 2.828, em Tambauzinho. A dose é única, tem eficácia comprovada e é fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa da vacinação reforça o compromisso da gestão municipal com a prevenção e promoção à saúde, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens, que ainda apresentam baixos índices de vacinação contra o HPV. Mas também estão sendo ofertadas outras vacinas como para Influenza, Hepatite B, Antitetânica, Tríplice Viral e ACWY (contra meningite). “Minha filha de 11 anos veio se vacinar contra o HPV e ACWY. Aproveitamos esta oportunidade para ela já ficar imunizada o quanto antes”, disse Jean Claude.

Além do público-alvo de 9 a 19 anos, a vacina também é indicada para grupos específicos, como pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, vítimas de violência sexual, usuários de PrEP (profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR), conforme orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Papilomavírus Humano – O HPV é um dos vírus mais comuns e perigosos do mundo, responsável por infecções que, se não prevenidas ou tratadas, podem levar ao câncer. Entre eles, o câncer de colo do útero é o mais frequente e também um dos mais preveníveis com a vacinação. No Brasil, são registrados 17 mil novos casos e 7 mil mortes por ano em decorrência do câncer de colo do útero.

Busca ativa de não vacinados – Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que, em João Pessoa, 23.545 jovens entre 15 e 19 anos ainda não foram vacinados contra o HPV, sendo 4.101 meninas e 19.444 meninos. Em todo o estado da Paraíba, esse número ultrapassa 126 mil pessoas.

A cobertura vacinal no Município tem oscilado nos últimos anos. Em 2021, em João Pessoa foram vacinadas 8.643 pessoas contra o HPV (5.868 meninas e 2.775 meninos), na faixa etária de 9 a 14 anos. Em 2022, foram 9.213 (5.771 meninas e 3.442 meninos). Em 2023, foram 13.691 (7.707 meninos e 5.984 meninas). Em 2024, foram 8.030 (3.702 meninas e 4.328 meninos). Em 2025, até setembro, já foram vacinadas 7.353 pessoas, sendo 3.232 meninas e 4.121 meninos.

“Apesar dos esforços, os números ainda estão abaixo do ideal. Por isso, a Prefeitura de João Pessoa fortalece as parcerias e promove a busca ativa de adolescentes não vacinados, com ações que seguirão até dezembro em toda a Rede Municipal de Saúde. A prevenção está ao nosso alcance e pode salvar vidas”, enfatizou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.