Festival gratuito reuniu inúmeros fãs do universo geek em Sorocaba – Agência de Notícias
Fotos: Ana Paula Pignataro e Mariana Campos/Secom
Neste sábado (27), entre 10h e 18h, inúmeras crianças, jovens e adultos de Sorocaba e até grupos de outras cidades paulistas, como São Paulo, Santos, São Roque e Boituva, todos fãs do universo nerd, participaram gratuitamente da 1ª edição do “SoroGeek Festival”, ao ar livre, no estacionamento lateral da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com emenda do vereador Fabio Simoa, o evento, que foi inédito, teve como objetivo promover e valorizar a cultura geek regional, integrando o universo literário e incentivando práticas de inclusão social.
“A equipe da Secretaria de Cultura e todos os participantes estão de parabéns. É um evento interessante que democratiza o acesso à cultura pop e à tecnologia, permitindo que pessoas de todas as idades vivenciem esse universo tão rico e criativo, de forma gratuita”, destacou o secretário Luiz Antonio Zamuner, que estava ao lado do secretário de Gabinete Central, Evandro Bueno, e do vereador Fábio Simoa.
O evento foi um espaço onde fãs do
mundo dos games, cinema, séries e histórias em quadrinhos encontraram arte, tecnologia, criatividade e, acima de tudo, pertencimento. Entre as fantasias, tinha o Batman, Wandinha, Pikachu, Homem-Aranha, Máscara, Volverine, além de personagens de Star Wars, Harry Potter, Power Rangers, entre tantos outros.
Com uma ampla programação, o festival contou com shows das bandas Thriller e Prato Feito e apresentações da All Style Escola de Dança e do Inazuma Taiko. O espaço teve tendas com mais de 20 artistas comercializando produtos geek, sessões de jogos de RPG, área exclusiva para batalhas campais, planetário imersivo, da Fênix Astronomia, sorteio de brindes, food trucks e uma praça de alimentação para o público, entre outras atrações.
O “SoroGeek Festival” também contou com participações especiais, como da NIANTIC, criadora do Pokémon GO, com a comunidade de Pokémon de Sorocaba; e da loja referência em games, VGAMER, transmitindo um campeonato de League of Legends, ao vivo.
Luiz Henrique Andrade foi com a esposa Jessica Andrade e a pequena Júlia, de 7 anos, ao “Sorogeek Festival” e amou. “Estamos aqui desde 13h e a Júlia não quer ir embora. Ela está encantada com tudo, assim como nós. Está todo mundo de parabéns. É a primeira vez que a Prefeitura realiza um evento voltado à cultura nerd e isso é muito legal”, afirmou o municípe.
Para encerrar, a Secretaria de Cultura realizou o concurso de cosplay, que teve como um dos jurados o comediante e participantes do programa Pânico, Rogério Morgado, ao lado do servidor Tiago da Guia e do fã do universo geek, Luiz Augusto Zamuner. Os desfiles, que contaram com olhar atento dos jurados e do público, celebrou a criatividade e o talento dos participantes.
Em primeiro lugar, vestida como a personagem Ahri, do jogo eletrônico League of Legends, a jovem Paula Maria Queiroz de Oliveira, de 27 anos, moradora do Jardim São Lourenzo, estava emocionada. “Estou muito feliz. Não consigo nem explicar. Estou tremendo até agora. Produzi toda a minha fantasia para este evento”, conta a munícipe que é fã de Anime desde os 5 anos e desde os 13 faz cosplay.
“Agradeço demais pelo convite. A Prefeitura de Sorocaba está de parabéns por incentivar eventos como esse”, elogiou Rogério Morgado, ao final do concurso.
Para proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor, a primeira hora de evento ainda atendeu as necessidades do público inserido no espectro autista.
Mais informações sobre este e outros eventos culturais da cidade podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].