Escola da rede municipal de ensino convoca as famílias e promove ação de conscientização sobre a importância da frequência escolar



30 de setembro de 2025

18:14

Por: Rose Campos

Fotos: Divulgação/Sedu

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), vem realizando uma campanha de combate às faltas escolares, com o tema “Sua Falta, Faz Falta”, chamando a atenção das famílias para a importância do comparecimento constante às aulas e alertando sobre os prejuízos que as faltas causam ao desenvolvimento pedagógico dos estudantes.

Aderindo à campanha de forma prática, a E.M. “João Francisco Rosa”, na Vila Angélica, promove encontros com a comunidade escolar, abrindo um espaço para diálogo e informação, buscando o apoio das famílias no engajamento dos estudantes na rotina escolar.

A escola vem monitorando com atenção a frequência dos estudantes, convocando os responsáveis, especialmente nos casos mais críticos, com maior número de faltas, proporcionando a escuta dessas famílias e orientando sobre a relevância de acompanhar a vida escolar desses estudantes, de forma responsável e proativa.

A escola monitora a frequência diária e se comunica com as famílias após três dias de ausência, combatendo as faltas injustificadas. Em resposta a esse desafio, a equipe gestora da escola se articulou com a Rede de Proteção da Secretaria de Educação, com a Supervisão de Ensino e com o Conselho Tutelar e com base em ações de Justiça Restaurativa, foi realizado um círculo de diálogo com as famílias para entender as causas do excesso de faltas e propor um pacto de superação. O objetivo é, de forma colaborativa, encontrar estratégias para garantir a permanência dos estudantes na escola”, informa o diretor da escola, Odirlei Paulino dos Santos.

Apesar de contarmos com a participação de poucas famílias, os resultados do nosso círculo de conscientização sobre a frequência escolar foram extremamente positivos. Conseguimos estabelecer um vínculo e uma parceria sólida entre as famílias, a escola, a Secretaria de Educação e o Conselho Tutelar. ​Essa união de esforços é fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, mostrando que, quando todos se comprometem com a mesma causa, os resultados aparecem e a educação de nossa comunidade se fortalece”, acrescenta a supervisora de ensino da E.M. “João Francisco Rosa”, Tatiana Arruda Turini.

A Secretaria da Educação vem investindo não apenas em ações informativas, como a campanha que está sendo veiculada dentro e fora das escolas, mas também, de forma muito incisiva, no diálogo e no acolhimento das famílias, colocando-se como verdadeira aliada no combate às faltas, buscando aproximar, cada vez mais, os estudantes da escola e do processo contínuo de aprendizagem”, conclui a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Thais Helena de Oliveira Moraes.