Secretaria da Mulher realiza oficina gratuita de bolos no Parque São Bento – Agência de Notícias



30 de setembro de 2025

16:25

Por: Rose Campos

Fotos: Rose Campos/Secom

A Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Vida de Confeiteira, realizou mais uma oficina gratuita de bolos. Foi a terceira edição do curso que, desta vez, aconteceu no salão da paróquia São Bento, no bairro de mesmo nome, que fica na Zona Norte de Sorocaba.

Atendendo um grupo de aproximadamente 30 mulheres, o objetivo foi levar para mais perto das participantes essa formação gratuita para as interessadas em aprender ou se aperfeiçoar em técnicas de confeitaria que possam ser utilizadas de forma a complementar a renda familiar ou até mesmo para iniciar uma nova carreira profissional, focada no empreendedorismo e buscando independência financeira.

Vimos que havia uma demanda importante nessa região e encontramos, junto aos nossos parceiros, a possibilidade de oferecer o curso neste bairro, que é um dos mais populosos da cidade e que, por isso mesmo, concentra muitas demandas. O intuito foi, mais uma vez, proporcionar uma formação muito prática e versátil para quem pretende se lançar em uma carreira empreendedora”, afirmou a secretária da Mulher, Rosangela Perecini.

Angélica Hubner, do Instituto Vida Confeiteira, a instrutora do curso, contou um pouco sobre sua história, que começou praticamente do zero. “Tinha um filho em casa, que cuidava sozinha. Estava com cinco reais no bolso e minha dúvida era se comprava comida ou os produtos para fazer o bolo. Decidi fazer o bolo, que eu vendi e depois usei o dinheiro para fazer dois bolos. Assim, aos poucos, fui aumentando o valor para investir. E eu só sabia fazer uma receita de bolo. Mas fui aprendendo aos poucos. E tive uma trajetória surpreendente até para mim. Acabei indo morar em outro país e me tornei uma empreendedora. Hoje, tento passar para outras mulheres um pouco de tudo que aprendi. É minha forma de agradecer por tudo que conquistei fazendo e vendendo bolos”, contou Angélica.

Para participantes como a Kássia, mãe de três filhos, a história é mais que inspiradora. “Quero contribuir com a renda da família e poder proporcionar para os meus filhos um futuro melhor”, ela afirmou.

Para ajudar as mulheres a tornar o sonho de cada uma realidade, todas receberam e puderam levar para casa todos os utensílios utilizados em aula, da forma às espátulas. Além disso, a empresa patrocinadora da ação, a Rede Bom Lugar, também doou um kit de produtos com todos os ingredientes para a primeira fornada de bolos. É o pontapé inicial para o que pode se tornar uma nova carreira de sucesso e um apoio concreto para abraçarem o empreendedorismo.