Prefeitura de João Pessoa promove a partir desta quinta-feira ações alusivas ao Outubro Rosa nas USFs
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) vai promover uma série de ações alusivas à Campanha Outubro Rosa nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital. O objetivo é sensibilizar as usuárias sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e da prevenção à saúde da mulher de forma integral.
A programação tem início nesta quinta-feira (2), com abertura oficial na sede da SMS, no bairro da Torre, a partir das 9h. Na ocasião serão oferecidos serviços de saúde como massoterapia, osteopatia, auriculoterapia e verificação de pressão arterial, além de palestra, orientações, distribuição de material informativo e sorteio de brindes.
Durante todo o mês de outubro, nas USFs, estão programadas atividades como encaminhamento para mamografias, realização de exame citológico, USG transvaginal, autoexame da mama, testes rápidos, consultas médicas e odontológicas, orientações nutricionais, terapias holísticas, práticas integrativas e complementares, aeróbica, maquiagem, palestras, rodas de conversa e apresentações culturais.
A programação conta ainda com atividades especiais, a exemplo da ‘Estação Rosa da Prevenção’, na USF Cruz das Armas IV, no dia 9 de outubro; Dia do Rosa no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), realizado pela USF Ilha do Bispo Integrada, no dia 15 de outubro; e a ‘Caminhada Rosa’, promovida pela USF São Rafael no dia 29 de outubro.
“Mais do que uma campanha de um mês, o Outubro Rosa é um lembrete crucial para que mulheres de todas as idades priorizem a saúde mamária e se informem sobre as formas de prevenção e detecção”, destacou Lívia Falcão, responsável pelo Departamento de Saúde da Mulher da SMS.
Serviço – Em João Pessoa, a SMS garante o acesso a mamografias de rastreamento, de forma facilitada, para mulheres a partir de 40 anos. Os exames são realizados mediante marcação nos serviços conveniados do Hospital Napoleão Laureano, Hospital São Vicente e Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).
Para maior agilidade e comodidade, as usuárias têm a opção de agendar a mamografia diretamente pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ ou na Unidade de Saúde da Família (USF) onde é atendida rotineiramente.
A Rede Municipal de Saúde também oferta consulta com médicos especialistas, além de outros exames que podem contribuir com a investigação da doença, como a ultrassonografia, que também pode ser agendada pelo APP ‘João Pessoa na Palma da Mão’.