Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Profissionais do ICV participam da 1ª edição do Programa de Educação Continuada do Laboratório

O Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou, na tarde desta terça-feira (30), a 1ª edição do Programa de Educação Continuada do Laboratório. O encontro, que ocorreu no auditório da maternidade, teve como objetivo promover atualização e capacitação da equipe em temas técnicos e organizacionais voltados para a rotina do laboratório e do atendimento hospitalar.

Na programação foram abordados assuntos como fluxo de amostras biológicas, manuseio de equipamentos e reagentes bioquímicos, classificação sanguínea, Coombs direto e indireto, além da implantação do sistema de prontuário eletrônico, software do Sistema SUS e comportamento organizacional. O evento contou ainda com dinâmica e coffee break para integração entre os participantes.

“Esse momento é fundamental para o fortalecimento do trabalho realizado dentro do nosso laboratório. A educação continuada garante que nossos profissionais estejam sempre atualizados, preparados e alinhados com as melhores práticas, refletindo diretamente na qualidade dos serviços oferecidos aos nossos pacientes”, afirmou Oziléia Alves, coordenadora do laboratório do ICV.

Entre os participantes, a enfermeira do Controle de Infecções do ICV, Maria Nunes, ressaltou a importância da atividade para a vida profissional. “Esse evento, eu coloco como de extrema importância, porque vai atualizar cada vez mais o profissional, principalmente na questão do fluxo de amostras biológicas, o que traz mais segurança nos resultados e, consequentemente, mais segurança para o paciente”, disse.

A biomédica Adriana de Jesus foi uma das palestrantes convidadas. “Nosso intuito aqui é trazer para os profissionais da maternidade boas práticas no manuseio das amostras biológicas e mostrar como isso pode interferir no resultado final para o paciente. A educação continuada dentro das instituições de saúde é de suma importância para garantir resultados fidedignos e segurança no atendimento”, explicou.

Felipe Herculano foi outro palestrante e abordou a implantação do sistema de prontuário eletrônico no ICV. “Hoje, já alcançamos 95% de implantação do Swiss Software, sistema adotado pelo município. Esse avanço permite que desde a chegada da paciente na recepção até a liberação dos resultados, todo o processo seja acompanhado em tempo real, inclusive via QR Code, sem necessidade de impressões em papel, reduzindo custos e garantindo eficiência”, detalhou.

O chefe de finanças do ICV, Edson Cruz Filho, trouxe para o evento o tema sobre comportamento organizacional, que, segundo ele, é o estudo de como as pessoas agem dentro das empresas. Esse conhecimento ajuda a equipe se relacionar melhor, resolvendo conflitos e aumentando os resultados.

“Em resumo, é estudar o jeito de pensar e agir das pessoas no ambiente de trabalho, para que ele se torne mais produtivo e saudável. Para alcançar esse objetivo, é necessária uma boa dose de estudo sobre o comportamento humano. Esse aspecto, que faz parte do viés organizacional, tem ganhado cada vez mais atenção por parte das instituições”, disse.

Segundo a coordenadora Oziléia Alves, novas edições do programa já estão previstas para os próximos meses, fortalecendo ainda mais a proposta de capacitação contínua dos profissionais do Instituto Cândida Vargas.

Sair da versão mobile