Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

CEI-78 tem apresentação teatral infantil feita pelos auxiliares de educação para todos os alunos da unidade – Agência de Notícias



1 de outubro de 2025

19:14

Por: Rose Campos

Fotos: Rose Campos/Secom

Na manhã desta quarta-feira (1º), um grupo formado pelos auxiliares de educação do Centro de Educação Infantil (CEI) 78 “Ettore Marangoni”, na Vila Zacarias, protagonizou duas peças teatrais infantis que foram apresentadas a todos os alunos dessa unidade escolar.

Assim, “O passeio da Porquinha” e “Pombinha branca”, que são clássicos entre as histórias e canções infantis, foram interpretadas com muita criatividade e talento pelos educadores, responsáveis desde o texto e execução musical até o figurino e produção do cenário.

A iniciativa resultou em momentos de alegria e encantamento entre as crianças, que cantaram junto e interagiram com os personagens.

“Esta atividade faz parte das Horas Sociais, organizadas pelos auxiliares. No momento formativo eles discutem os temas, pesquisam, depois, criaram figurino, maquiagem, fizeram tudo. E descobri que quatro dos educadores são também músicos e pediram para incluir este trabalho na apresentação. É muito importante ouvi-los, porque eles atuam diretamente com as crianças e conhecem como ninguém suas necessidades e também aquilo que elas mais gostam”, disse a orientadora pedagógica da escola, Patrícia de Oliveira Cardoso.

A seu ver, a atividade proposta vai muito além do entretenimento. É também uma fora de engajar as crianças em um momento lúdico, mas no qual também são transmitidos valores e informações importantes, como o conteúdo cultural, a linguagem artística, a musicalização, o estímulo à memória, entre outros. “A ação também está dentro do que é proposto pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), pelo currículo paulista e currículo de Sorocaba, ajudando a ampliar o repertório de conhecimento da criança”, ela conclui.

A educadora Gislaine Amaral, que fez a personagem Pombinha, também falou sobre o ponto de vista dos profissionais da Educação. “Para nós, foi um momento mágico. Porque eles realmente se sentem dentro da história. Quando a gente monta o cenário e veste os personagens, as crianças se sentem envolvidas e o mais importante é que conseguimos mexer com seu imaginário. Muitas vezes, elas acabam reproduzindo o que viram. Então, é uma atividade que vai além da escola. Ajuda a desenvolver aspectos como o vocabulário, a pronúncia, a capacidade criativa”, descreve Gislaine.

Sair da versão mobile