A programação oficial do 27ª Festival do Rio, que se estende de hoje (2/10) a 12 de outubro, conta com sessões especiais e gratuitas, exibições com acessibilidade, mostras paralelas, homenagens e uma seleção de títulos que refletem a diversidade e a variedade da produção brasileira e internacional. A Prefeitura apoia o Festival do Rio há várias edições e, neste ano, será coprodutora ou apoiadora de 22 dos 124 filmes brasileiros exibidos na programação da Premiere Brasil, área da programação dedicada a filmes nacionais. As parcerias, tanto no financiamento do festival, como dos filmes se dão por meio da RioFilme, via fomento direto ou pelos editais do Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca, em uma parceria bem-sucedida entre as políticas públicas municipais e a indústria audiovisual carioca.
Os equipamentos públicos municipais também são parceiros do evento, muitos deles serão ocupados por boa parte da programação, como os CineCarioca José Wilker, CineCarioca Nova Brasília, Museu do Amanhã, Parque Susana Naspolini, em Realengo, entre outros. Além disso, a área de mercado do Festival, o Pavilhão do RioMarket, é realizado mais uma vez no Armazém da Utopia, no Porto Maravilha.
Este ano, a programação do festival traz 900 sessões, com 186 filmes de 74 países. A curadoria internacional apresenta o melhor do que está sendo realizado no cinema mundial, 16 dos filmes que serão exibidos são os indicados por seus países para concorrer ao Oscar.
O Festival tem uma lista de 120 convidados internacionais de renome, entre eles a estrela do cinema francês Juliette Binoche, que, além de apresentar um filme como realizadora, estará também celebrando os 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a França, tema que irá pautar parte da programação franco-brasileira. Além dela, estão previstas as presenças de Bill Kramer, CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, Thomas ROSSO, programador da Semana da Crítica de Cannes e Blandine Lenoir, convidada pelo programa em parceria com o Fórum des Images, destacando o Rio como sede de encontros de instituições de renome internacional no circuito dos maiores eventos de cultura do mundo.
Presença da RioFilme nos debates do RioMarket
A RioFilme participará de uma série de painéis e seminários que serão realizados na área de negócios do Festival do Rio, reafirmando a posição da empresa como referência no audiovisual brasileiro e nas políticas públicas que pautam o setor. O espaço funciona como um importante ponto de encontro para atualizar o debate sobre inovação no audiovisual, com mesas e masterclasses para o mercado e uma seleção aberta ao público com ingressos gratuitos. Além de receber profissionais do mercado, a sede do festival no Armazém da Utopia oferecerá programação especial para o público em geral, mediante inscrição prévia on-line, sempre divulgada no site do festival e em suas redes sociais.
Durante a agenda do RioMarket, na sexta-feira (3/10), às 10h, a RioFilme anuncia uma parceria com o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (Icab), a partir da assinatura de um Termo de Cooperação Cultural visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor. A parceria tem como objetivos promover o desenvolvimento da indústria audiovisual no Rio de Janeiro, atrair produções nacionais e internacionais e incentivar a qualificação profissional. A primeira ação será um pacto da RioFilme com a plataforma de imagens IMAGin, que garante um benefício a produtoras parceiras da RioFilme: um desconto de 40% de na compra de imagens dentro da plataforma. Para obter o benefício, o produtor precisa se cadastrar no banco de imagens. Os detalhes serão apresentados no painel. O debate será conduzido pelo presidente da Riofilme, Leonardo Edde, e pelo CEO da IMAGin, Marco Antonio Coelho.
Confira a agenda completa da RioFilme no Rio Market:
Dia 2/10 – Quinta-Feira
Horário: 16:00 h – 17:00 h
Painel “Fundos e Financiamento para Não-Ficção”
Maurício Hirata – Diretor de Investimentos da RioFilme
Nesse painel, as apresentações serão focadas em como capitalizar fundos para coproduções de filmes nacionais e estrangeiros com orientações práticas para acessar recursos.
Dia 3/10 – Sexta-Feira
Horário: 10:00 h – 11:00 h
Painel: O novo banco de imagens das produtoras Brasileiras
Leonardo Edde – Presidente da RioFilme e Marco Antônio Coelho – CEO IMAGin
Nesse painel, as apresentações serão sobre o funcionamento de bancos de imagens no Brasil, no qual consiste em promover e comercializar imagens feitas por produtoras independentes.
Horário: 14h30 – 18h30
Rendez-Vous UniFrance (Encontro entre Produtores Franceses e Brasileiros)
Daniel Celli – Coordenador da Rio Film Commission
Data: 6/10 – Segunda-Feira
Horário: 11h – 12h30
Leonardo Edde – RioFilme e Marcelo Freixo – Embratur.
Painel: Turismo de Tela: O Audiovisual que conecta Indústrias e Projetam o Brasil ao Mundo Painel abordará a ideia de um turismo dentro da tela, no qual o telespectador possa conhecer novas paisagens e culturas através do audiovisual, conectando indústrias e apresentando mais do Brasil ao mundo.
Horário: 14h – 17h
Leonardo Edde – RioFilme
Round Table: Planejamento Estratégico para a Nova Governança da Indústria do Audiovisual
Horário: 15h – 16h
Painel: Film Commission: Atração de Produções e Investimentos para Projeção Global do Brasil Painel ensinará como atrair investidores e produtores para realizações de projetos brasileiros com um maior alcance global, promovendo técnicas de abordagem e projeção.
Mediação: Christiano Braga (Embratur) Convidados: Daniel Celli – Coordenador Rio Film Commission; John Rakich – Presidente do Location Managers Guide; Gisela Perez – Coordenadora de Parcerias Internacionais do FICCI Festival Internacional de Cartagena
Dia 7/10 – Terça-Feira
Horário: 14h – 15h
Maurício Hirata – Diretor de Investimentos da RioFilme; Lyara Oliveira CEO Spcine e Eliane Parreiras – Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Painel: Modelo de construção de uma Política de Estado Regional para o Audiovisual
O Painel apresenta propostas para o desenvolvimento de um modelo sólido de política de Estado voltada ao audiovisual em nível regional. Serão discutidos instrumentos de fomento, estratégias de governança e mecanismos de articulação entre governo, setor privado e sociedade civil.
Horário: 14h – 18h
Leonardo Edde – Presidente RioFilme e Representantes de municípios do Estado do Rio.
4ª Reunião Intermunicipal de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual do Estado do Rio de Janeiro.
O encontro trata de pautas conjuntas para o fortalecimento de uma rede de ações para o audiovisual entre os municípios do Rio.