Feira no Aparecidinha encerra o programa “Bairro Empreendedor” neste sábado (4) – Agência de Notícias
4 de outubro de 2025
17:11
Por: Secom
Fotos: Rose Campos/Secom
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Empreendedorismo (Semepp), em parceria com a Associação Comercial de Sorocaba (Acso) e do Sebrae Sorocaba, promoveu, na tarde deste sábado (4), a feira de encerramento do programa “Bairro Empreendedor”, realizada na Rua Quirino de Mello s/n, no estacionamento ao lado da Igreja Congregação Cristã do Brasil.
A ação reuniu comerciantes e empreendedores de vários produtos e serviços que participaram do primeiro ciclo de capacitações e orientações especialmente dirigidas a esse público, formado por moradores do bairro. A iniciativa teve o lema “Seu comércio, seu bairro, sua força” e foi feita com base na Lei nº 13.084/24.
Participaram da cerimônia que oficializou o encerramento desse programa no bairro, o secretário da Semepp, Fernando Marques, a secretária da Mulher, Rosangela Perecini, e o vereador Rogério Marques.
O evento foi aberto a toda a comunidade, que pôde prestigiar a exposição de produtos e serviços dos mais variados segmentos, tais como vestuário, flores e decoração, martelinho de ouro, para funilaria, alimentos e bebidas, feirinha de hortifrúti com produtos orgânicos, ração para cães, produtos de limpeza, produtos automotivos, mel e outros derivados, tranças e penteados afro, doces, entre outros, valorizando a produção e comércio locais.
Entre os expositores, neste sábado, estava a doceira Tatiane Silva, moradora do Jd. Josane, na região do Aparecidinha. “Eu já atendo encomendas, fazendo principalmente brigadeiros e pavês para eventos como festas de aniversário e casamento. Agora é a primeira vez que participo de uma exposição como esta e estou com uma grande expectativa, de poder mostrar meu trabalho para um público maior e torná-lo mais conhecido”, disse Tatiane, que estava acompanhada de sua filha, de cinco anos, Maria Valentina. Apesar da pouca idade, a menina já encanta o público recitando de cor o slogan do empreendimento da mamãe: “Delícias da Tati, feitas com amor e servidas com sabor”.
Também participou da feira Maria das Graças Araújo da Silva, que vende roupas customizadas, para crianças e adultos, sendo que seu forte são as roupinhas para bebês com detalhes em bordados e apliques. “Eu atendo pedidos pelo Instagram, mas gostei desta oportunidade de vir aqui e mostrar meus produtos diretamente para o público. E faço tudo com muito amor. Aliás, este para mim não é apenas um trabalho, mas a forma que encontrei de superar uma depressão. Então, o que eu faço é também uma terapia”, contou Graça.
O secretário Fernando Marques, da Secretaria de Empreendedorismo, afirma que esta foi apenas a primeira experiência do projeto, já com frutos positivos, mas que outros mais virão. “Estamos fomentando o comércio dentro dos bairros, criando pequenos centros voltados ao empreendedorismo como alternativa ao comércio no Centro. É uma forma de valorizar o pequeno empreendedor, oferecendo capacitação e instrumentalizando os participantes para que eles próprios tomem a iniciativa de reproduzir esse formato, sem depender apenas da tutela do Poder Público”, conclui o secretário.