Foto: Divulgação /Sejuri
Blumenau é palco, nesta sexta-feira, 3, e sábado, 4, do V Encontro das Policiais Penais, Agentes de Segurança Socioeducativas e demais Servidoras do Sistema Prisional e Socioeducativo de Santa Catarina (Eppass). O evento é realizado no Himmelblau Palace Hotel e reúne cerca de 200 profissionais da Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), vindas de diferentes regiões do estado e também de outros pontos do Brasil. O primeiro dia do encontro contou com a presença da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm.
A abertura foi marcada por um anúncio inédito no país: a criação da Ouvidoria da Mulher, canal exclusivo para acolhimento, escuta especializada e encaminhamento das manifestações de servidoras que enfrentam situações de violência, discriminação ou outras demandas relacionadas. Lançada pela Sejuri, a iniciativa é pioneira no sistema penal e socioeducativo brasileiro em âmbito estadual.
“Sob a liderança do governador Jorginho Mello, o Governo de Santa Catarina reafirma o compromisso inegociável de combater todas as formas de violência contra a mulher e construir, dia após dia, um estado mais justo, inclusivo e digno. É neste contexto que temos a honra de lançar oficialmente a Ouvidoria da Mulher. É um espaço seguro, acolhedor e especializado, construído para ouvir, apoiar e proteger mulheres. O atendimento será conduzido por uma ouvidora mulher, preparada para acolher. Uma profissional que dará encaminhamentos técnicos ágeis e assertivos, garantindo que nenhuma demanda fique esquecida ou sem resposta”, afirmou a vice-governadora Marilisa Boehm.
“A Ouvidoria da Mulher é um canal inovador e essencial para garantir que nossas servidoras tenham voz e apoio especializado. Queremos que cada profissional se sinta acolhida e segura ao relatar suas demandas”, destacou a secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, durante a solenidade.
O evento conta também com a presença da presidente da AACRIMESC, Elisângela Schappo Muniz, reforçando a relevância institucional do encontro.
Com uma programação diversificada, o V Eppass promove palestras, oficinas e debates voltados ao fortalecimento do diálogo entre as áreas prisional e socioeducativa, bem como à valorização e integração das servidoras. O objetivo é incentivar a troca de experiências, aprimorar práticas profissionais e criar espaços de confraternização que contribuam para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Realizado desde 2019, o encontro já passou por Lages, Chapecó, Joinville e São José, chegando agora a Blumenau em sua quinta edição. A Prefeitura de Blumenau é parceira desta edição, que consolida o município como anfitrião de um evento voltado ao fortalecimento da presença feminina nos sistemas prisional e socioeducativo de Santa Catarina.