As escolas estaduais de Minas Gerais realizam, nesta terça-feira (7/10), o Dia D do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), grande mobilização que marca a reta final de preparação da rede para a principal avaliação da educação básica no país.
A ação faz parte do cronograma do Documento Orientador do Saeb 2025, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), e integra uma sequência de atividades iniciadas ainda em setembro, com foco na mobilização de professores, estudantes e famílias.
“O dia de mobilização do Saeb é fundamental para que toda a comunidade entenda como é importante ter a participação de todos. Isso envolve recursos para o estado de Minas Gerais mas, mais do que isso: garante que nossas crianças e jovens tenham um aprendizado melhor em português e matemática”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação de Minas Gerais.
Rumo ao primeiro lugar
Com o tema Corrida do Saeb, o movimento foi pensado como um percurso coletivo, em que cada escola, professor e estudante é protagonista na conquista de melhores resultados de aprendizagem. O Dia D representa o pit stop da jornada: um momento estratégico para reabastecer a energia, ajustar o foco e renovar a motivação de toda a comunidade escolar antes do dia oficial das provas.
Durante a data, as escolas são incentivadas a promover atividades de acolhimento e valorização, como rodas de conversa, apresentações culturais, gincanas e desafios criativos. Também são realizados gestos simbólicos de reconhecimento, como lanches especiais, certificados e murais de metas, reforçando a importância da união em torno do compromisso com a educação.
Cronograma
O planejamento do Saeb em Minas foi estruturado em cinco etapas — Largada (Pré-Saeb), Primeira Volta (Mobilização), Pit Stop (Dia D), Chegada (Dia da Prova) e Pódio (Resultados) —, que orientam escolas e Superintendências Regionais de Ensino em todo o processo de preparação.
Em Belo Horizonte, a Escola Estadual Pedro II realizou, durante o dia D, merenda especial com os estudantes e apresentação da banda escolar. Laura Barbosa, do 3° ano, falou das atividades. “Nós estamos em um período de preparação para o Saeb muito intensificado. Então, ter esse momento para descontrair e pisar um pouco no freio é ótimo”, destacou a estudante de 17 anos. “A apresentação da banda foi excelente, a merenda estava especialmente boa, então foi um pit stop bem proveitoso”, concluiu.
Além das atividades com os estudantes, a Escola Estadual Pedro II também convidou os pais para um momento de conversa sobre a importância da avaliação.
Sandra Borges é mãe de Laura e servidora da escola na parte financeira. Para ela, é fundamental a ponte entre a instituição de ensino e a família. “Nem todos ficam por dentro de tudo que ocorre na escola, muito por conta da rotina de trabalho. Por isso, tirar um momento para realizar essa troca e trazer os pais para o nosso lado, expor nossas estratégias é de suma importância”, comenta Sandra.
Saeb
Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb é a principal ferramenta de avaliação da educação básica no Brasil e base para o cálculo do Ideb. Com o Dia D, Minas Gerais reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, transformando a avaliação em instrumento de aprendizado, valorização e crescimento coletivo.