O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), inaugurou, nesta segunda-feira (6/10), o novo Centro Mineiro de Esportes Urbanos, no bairro São Bernardo, em Belo Horizonte.
O governador Romeu Zema conheceu o espaço de 2 mil metros quadrados que funcionará como centro de treinamento do programa Minas Urbano. O local conta com quadra oficial de basquete 3×3, áreas específicas para breakdance e escalada, vestiários, arquibancadas, além de instalações modernas e pensadas para atender às necessidades de crianças e jovens. Até o fim de 2026, serão investidos quase R$ 3 milhões na criação e manutenção do CT.
|
||||
|
||||
|
As atividades serão realizadas de segunda a quinta-feira, com programas técnicos ministrados por profissionais especializados. O projeto tem capacidade para atender anualmente, de forma gratuita, 800 crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos e regularmente matriculadas em escolas públicas ou privadas, totalizando 1,6 mil vagas até 2026.
A expectativa é impactar aproximadamente 2 mil pessoas, entre jovens praticantes e pessoas da comunidade, incluindo familiares e participantes de oficinas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.
|
||||
|
||||
|
Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, o novo Centro Mineiro de Esportes Urbanos reafirma o compromisso da Sedese em promover o esporte como ferramenta de inclusão.
|
||||
|
||||
|
Minas Urbano
O Minas Urbano é fruto de um convênio entre a Codemge e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com participação da subsecretaria de Esportes da Sedese.
A iniciativa, voltada para a promoção e o fortalecimento dos esportes urbanos no estado, busca não apenas ampliar o acesso à prática esportiva, mas também fomentar a inclusão social, o desenvolvimento socioeconômico e a transformação cultural.
O programa se apoia no potencial dos esportes urbanos como ferramenta estratégica para impulsionar o turismo, movimentar o comércio local, gerar renda e fortalecer a integração comunitária. Além disso, está alinhado às diretrizes do ciclo olímpico, contribuindo para a revelação e formação de talentos com projeção nacional e internacional.
Com um investimento total em torno de R$ 20 milhões, o Minas Urbano conta com uma estrutura itinerante que já se caracteriza hoje como o maior programa de esportes urbanos no país. Entre as atividades, estão o basquete 3×3 e 1×1, escalada, breaking, BMX, skate e futebol de rua.
O projeto vai desenvolver ações para transformação esportiva e cultural em até 48 municípios mineiros. Até o momento, dez cidades de diversas regiões do estado já receberam o Minas Urbano, beneficiando mais de 31 mil pessoas e promovendo a reforma de dez espaços esportivos que ficaram como legado nas cidades em que o projeto passou.
Por fim, a iniciativa também já realizou dois eventos de grande abrangência nacional no basquete 3×3, além de sediar a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) na modalidade.