Projeto “EscovAÇÃO Nota 10” promove saúde bucal em escolas municipais de Sorocaba – Agência de Notícias



7 de outubro de 2025

10:34

Por: Evelyn Azevedo

Fotos: Nathália Rodrigues – Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e da Educação (Sedu), deu início, na última sexta-feira (3), ao projeto “EscovAÇÃO Nota 10”, no Centro de Educação Infantil (69) “Prof.ª Ester Bueno de Camargo Nascimento”, no Wanel Ville. O projeto atenderá, inicialmente, 46 escolas municipais com o propósito de fortalecer a cultura da prevenção bucal por meio da educação em saúde bucal.

Integrado ao Programa Saúde na Escola (PSE), o “EscovAÇÃO Nota 10” representa uma ação estratégica de articulação entre saúde e educação, levando informação, orientação prática e estímulo à adoção de hábitos saudáveis para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

Realizado pela equipe de saúde bucal da empresa OR2U Dental Studio Ltda, em parceria com profissionais da SES e da Sedu, a iniciativa atenderá as unidades que demonstraram interesse por meio de doação de serviço sem custos ao município, fortalecendo a rede de parcerias em prol da saúde pública.

“Estamos investindo na formação de hábitos saudáveis desde cedo, pois sabemos que a prevenção é a melhor estratégia para garantir qualidade de vida e reduzir demandas futuras nos serviços de saúde. O ‘EscovAÇÃO Nota 10’ é uma ação que une educação e saúde em prol do desenvolvimento integral das nossas crianças”, destacou a secretária de Saúde, Dra. Priscila Feliciano.

As ações acontecem com visitas da equipe da empresa parceira às salas de aula até setembro de 2026, com a ampliação do projeto a outras unidades de acordo com o interesse fortalecendo a presença do PSE nos ambientes escolares. Durante a passagem dos profissionais são apresentados cuidados básicos de forma lúdica e descontraída, além da distribuição de kits de higiene bucal.

A professora do creche II, do CEI-69, Daniela Sagin Amaral, acompanhou a iniciativa que complementou as atividades sobre o tema já realizadas durante o ano letivo. “Acho muito importante ter alguém reforçando, mostrando coisas diferentes para eles, ajudam bastante na escovação. Oferecemos o cuidado aqui para reforçarem em casa”, ressaltou.

Ao aproximar as equipes de saúde bucal do ambiente escolar, o projeto promove, além da escovação supervisionada, a conscientização sobre higiene oral e reforça valores de autocuidado, cidadania e qualidade de vida que reverberam nas famílias e na comunidade.

“Acreditamos que a saúde bucal começa na creche. A infância é o período-chave para criar hábitos duradouros. Por isso, essa ação é fundamental, ensinamos a escovação correta de forma lúdica e garantimos o kit de higiene para todas as crianças. Estamos investindo no futuro delas e na formação de uma geração com mais saúde”, completou o chefe da Seção de Apoio aos Programas de Saúde Escolar, da Sedu, Weslley Cardoso Lovantino.