OPINIÃO E NOTÍCIA

Rio lança oficialmente contagem regressiva para a Conferência da Década do Oceano 2027 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O evento apresentou as prioridades da conferência, que será realizada em abril de 2027. Fotos: Iago Campos/ Prefeitura do Rio

O Rio de Janeiro deu início, nesta segunda-feira (6/10), à contagem regressiva para a Conferência da Década do Oceano 2027, em cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo. O evento apresentou as prioridades da conferência, que será realizada de 7 a 9 de abril de 2027 e reunirá até 2 mil participantes em três dias de debates, parcerias e ações em prol do oceano.

Participaram do lançamento o prefeito em exercício do Rio, Eduardo Cavaliere, a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o coordenador global da Década do Oceano, Julian Barbière. Organizada pela Unesco, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI) e pela Prefeitura do Rio, a conferência integra a Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030) e contará também, nos dias 5 e 6, com eventos-satélite, exposições e atividades em toda a cidade.

– A Conferência de 2027 não será apenas um evento, mas uma plataforma de compromisso global. Queremos que o Rio de Janeiro se torne o centro da economia azul no Atlântico Sul, reunindo inovação, sustentabilidade e inclusão social. Nosso objetivo é traduzir em ação tudo aquilo que o mundo vem debatendo: integrar a ciência ao cotidiano, aliar desenvolvimento econômico à proteção da vida marinha e mostrar que as cidades têm voz e responsabilidade na defesa dos oceanos – afirmou o prefeito em exercício Eduardo Cavaliere.

O evento de lançamento também contou com uma sessão especial sobre liderança feminina e ação climática, em preparação para a COP30, que será realizada em Belém.

– É com grande alegria que participo desta cerimônia, que marca o caminho que o Brasil está trilhando rumo à Conferência da Década do Oceano, que acontecerá aqui em 2027. Hoje, celebramos não apenas uma conquista científica e diplomática, mas também um compromisso civilizatório: o de proteger o oceano como fonte de vida, conhecimento e justiça climática para todas as gerações. A Década da Ciência Oceânica nos convoca a transformar a relação entre humanidade e mar, com base em ciência, equidade e solidariedade – declarou Janja Lula da Silva, primeira-dama do Brasil e Enviada Especial para Mulheres na COP30.

O coordenador global da Década do Oceano, Julian Barbière, destacou que os principais objetivos da Conferência Rio 2027 incluem: monitorar os avanços alcançados em relação às prioridades da Declaração de Barcelona, refinar as prioridades da Década por meio de um processo preparatório inclusivo em 2026 e fortalecer parcerias e discussões estratégicas para consolidar o legado da Década além de 2030.

O encerramento da cerimônia apresentou a sessão “Soluções Oceânicas em Ação: Entregando os Desafios da Década do Oceano” e reuniu representantes de diversas iniciativas brasileiras. Os palestrantes mostraram como seus projetos contribuem para as prioridades da Década e discutiram estratégias para ampliar seus impactos até a Conferência Rio 2027.

A Década do Oceano
Proclamada em 2017 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030) — conhecida como “Década do Oceano” — busca estimular a ciência oceânica e a produção de conhecimento para reverter o declínio do sistema oceânico e gerar novas oportunidades para o desenvolvimento sustentável desse vasto ecossistema marinho.

A visão da Década do Oceano é “a ciência que precisamos para o oceano que queremos”. Ela oferece uma estrutura de cooperação que reúne cientistas e atores de diversos setores para desenvolver o conhecimento científico e as parcerias necessárias para acelerar e aplicar avanços na ciência oceânica, promovendo uma melhor compreensão do oceano e soluções baseadas na ciência para alcançar a Agenda 2030.

A Assembleia Geral das Nações Unidas designou a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco para coordenar a preparação e a implementação da Década.

Categoria:

  • 6 de outubro de 2025
  • Marcações: Conferência da Década do Oceano 2027 COP30 palácio da cidade UNESCO

    Sair da versão mobile