Polícia prende dois homens identificados por reconhecimento facial na abertura da 40ª Oktoberfest de Blumenau
(Foto: Divulgação SSP)
Dois homens com mandados de prisão em aberto foram identificados e presos graças ao sistema de reconhecimento facial instalado nos arredores e nas dependências do Parque Vila Germânica, em Blumenau, onde ocorre a 40ª Oktoberfest. A ocorrência foi registrada na manhã desta quarta-feira, 8, no primeiro dia da maior festa alemã do Brasil.
Ao detectar a presença de um suspeito na entrada do parque, o sistema emitiu um alerta à central de monitoramento, que acionou as forças de segurança para realizar a abordagem, resultando na prisão do indivíduo. O homem, de 58 anos, natural de Florianópolis, foi detido pela Polícia Civil.
Em outra situação, um homem de 55 anos, com pendências na justiça foi identificado pelo sistema nas dependências do Parque Vila Germânica, porém se evadiu do local em um veículo antes de ser abordado pelas forças policiais. Com o auxílio do setor de inteligência da Polícia Militar, o suspeito foi encontrado e preso por uma guarnição da PMSC.
As identificações ocorreram por meio do sistema de monitoramento instalado no evento pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), em parceria com as forças de segurança, a Prefeitura Municipal e a gestão do Parque Vila Germânica. Pela primeira vez, nesta edição, as câmeras com inteligência artificial para reconhecimento facial estão conectadas aos bancos de dados da SSP-SC, garantindo amplo acesso aos registros policiais.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, parabenizou a equipe de monitoramento que atua no evento, bem como o trabalho ágil e eficiente das forças policiais durante as ações. Segundo ele, os recursos tecnológicos mais uma vez demonstram sua eficiência no apoio às instituições de segurança, promovendo o aumento da capacidade de resposta às demandas da população.
A 40ª edição da Oktoberfest contará com um efetivo de quase 400 profissionais das forças de segurança, policiais militares, civis, científicos e penais, além de bombeiros militares.
Mais informações
Rafael Pereira Cardoso
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | [email protected]