Pré-infantil de ginática lota Villaboim. E muitas lições foram tiradas para o futuro
A quarta-feira foi toda pela disputa da categoria que a entrada do competitivo da modalidade
Na ginástica artística o pré-infantil, a porta do infantil, já de fato competitivo, não é uma atitude equivocada, um erro ou até um descuido que vale. A categoria diz tudo: pré- infantil e competitivo. É onde a criança inicia a convivência com o acerto ou o errado. Saber cair e levantar e partir para o próximo aparelho.
Os últimos quatro dias o Poliesportivo Henrique Villaboim viveu isso com o Campeonato Brasileiro Pré-Infantil, masculino e feminino. E já deu para notar o quantos talentos tem espalhados pelo Brasil para se tornar uma Rebecca Andrade, Julia Soares, Arthur Zanetti e Arthur Nory. Nesta quarta-feira (8), o dia todo foi para os pequenos ginastas. Com as arquibancadas do Villaboim totalmente lotadas.
A treinadora da ginástica pré-infantil feminino do Pinheiros, Rebeca Lima explica o quanto é importante a participação nos momentos emocionais das pequenas.
“O emocional é a parte mais difícil, porque temos que lidar com isso desde o princípio, convencê-las que os erros acontecem. Se em uma Olimpíada ou Mundial a atleta cai, sendo pequenas elas precisam começar a analisar isso. Não que seja fácil, jamais é isso, mas sim colocar na cabeça delas que é cair e levantar. Voltar para o ginásio fazer tudo de novo”, disse Rebeca.
Sobre as pequenas participarem de uma competição do pré-infantil, ela atesta que é a porta de tudo. “A ideia é a introdução delas no meio competitivo. O Brasileiro Pré-Infantil é um primeiro passo para que elas venham a se desenvolver. Aqui é uma base para o segundo passo que é infantil, depois o juvenil e o adulto. Para mim estar aqui, vivenciando junto com elas é uma experiência incrível Assim que está sendo para elas a primeira experiência”.
Para Gustavo Borges, treinador do masculino, os objetivos foram alcançados. “A participação dos meninos foi muito positiva. Esse foi o primeiro Campeonato Brasileiro tanto para eles quanto para mim como técnico, e o fato de acontecer em casa tornou tudo ainda mais especial. Competir diante da nossa torcida e das famílias trouxe uma energia diferente, que motivou e fortaleceu o grupo em todos os momentos”.
Depois, completou: “Mais do que buscar medalhas, conseguimos atingir nossos principais objetivos: crescer como equipe, ganhar experiência, aprender com cada apresentação e viver o espírito de um grande campeonato. Foi uma semana de muito aprendizado, superação e parceria”.
Pré-Infantil masculino: Rodrigo Fabis, Raul Virtuoso, Leonardo Dichelli e Pedro Henrique Mota. Treinador: Gustavo Borges
Pré-infantil feminino – Catherine Trindade da Cruz, Lara Chagas, Rafaela Florence Silva e Heloísa Rodrigues Moreira. Treinadoras – Rebeca Lima e Nayara Coutinho
JUVENIL COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA
Depois das emoções dos treinamentos e o pódio do pré-infantil, onde o Brasil ficou conhecendo uma nova geração de enormes talentos na ginástica artística, nesta quinta-feira (9), começa a movimentação do juvenil, feminino e masculino. É uma categoria onde cada ginasta já traçou sua trajetória na modalidade. A partir das 7h50 desta quinta-feira, os juvenis de vários cantos do País estarão no VIllaboim.
MASCULINO – JUVENIL – EC PINHEIROS
Ryan Cordeiro
Tiago Capella
Ryan Botelho
Eduardo Cintra
Federico Lupi
Treinador: Guilherme Oliveira
FEMININO – JUVENIL – EC PINHEIROS
Alice Kimie Kobashi
Bruna Rezende Carminatti
Brenda de Oliveira Faria
Helena Florence Silva
Izabella Fontes Machado
Kauany Vitória Germano Brito de Aquino
Manuella Agostinho Chiorboli Costa
Melissa de Cassia Dulci
Sophia Carvalho dos Santos
Sophia Gomes da Silva
Yasmin Serra Mota
Treinadores: Nayara Coutinho e Rafaella Garcia
Programação no Villaboim – CBI Ginástica Artística
Categoria Juvenil CBI Masculina e Feminino
Quinta-feira (9)
7h50 – treinamentos
Sexta-feira (10)
7h50 – treinamentos
Dia 11/10
Competição por equipes, individuais e classificatórias por aparelhos: 09h30 às 12h40
Premiação: 18h35 às 18h50
Dia 12/10
Competição por aparelhos: 13h30
Premiação: 17h00 às 17h40
Categoria Juvenil CBI Feminina
Sábado – Dia 11/10
Competição por equipes, individuais e classificatórias por aparelhos:
Equipe 1: 08h00 às 12h00
Equipe extra: 13:30 às 17:30
Premiação: 18h20 às 18h35
Domingo – Dia 12/10
Competição por aparelhos: 13h30
Premiação: 17h00 às 17h40