Outubro Rosa reforça cuidado integral com a saúde da mulher – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
No Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou ações de promoção à saúde, alertando a população sobre a necessidade dos exames regulares e do autocuidado. A campanha vai muito além da conscientização sobre o câncer de mama. A data tem como objetivo promover a reflexão sobre os cuidados com a saúde da mulher de forma integral. Esses cuidados envolvem uma série de ações que vão desde a prevenção até o tratamento de doenças.
No município, entre os serviços disponíveis para a saúde da mulher estão a assistência ao pré-natal, garantindo acompanhamento integral durante a gestação, exames preventivos (foram 302.412 em 2024 e 186.567 até agosto de 2025), além da atenção à saúde mental, que é essencial em momentos como o pós-parto e a menopausa. Outro ponto essencial é adotar hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas.
Segundo a superintendente da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Larissa Terrezo, o Outubro Rosa é um lembrete de que a prevenção salva vidas, mas também de que o cuidado integral precisa estar presente o ano inteiro.
– Quando cuidamos da saúde da mulher, estamos cuidando de toda a sociedade. Esse cuidado deve incluir o olhar atento para a prevenção e a identificação precoce dos cânceres femininos, a oferta ampla de métodos de planejamento reprodutivo, a proteção e o acolhimento diante da violência, além do cuidado integral ao longo de toda a vida, da infância à velhice, diante dos inúmeros desafios que a sociedade impõe às mulheres. A SMS tem um papel essencial nesse compromisso: garantir que toda mulher, em qualquer lugar da cidade, tenha acesso a um cuidado de qualidade, humano e resolutivo.
No planejamento sexual e reprodutivo, o foco é na orientação para a mulher ou os casais e também na oferta de métodos contraceptivos como DIU de cobre e hormonal, implante subcutâneo, anticoncepcionais orais e injetáveis, preservativos. Entre janeiro de 2024 e julho de 2025, 35.036 mulheres foram atendidas para cirurgia para laqueadura e 19.068 homens para vasectomia, outro método contraceptivo ofertado para atender às necessidades e escolhas dos casais. Quanto a mamografias, foram 153.106 mulheres atendidas em 2024 e 81.453 em 2025.
A cidade do Rio também promove ações de prevenção e atenção à violência contra a mulher, assegurando o suporte especializado. A profilaxia pré e pós-exposição sexual (PrEP e PEP) está disponível, assim como a contracepção de emergência. A SMS ainda disponibiliza vacinação contra HPV e realiza exames preventivos para detecção precoce de câncer de colo do útero e de mama, fortalecendo o cuidado contínuo e integral.
Categoria: