Sorocaba comemora os 87 anos do Mercado Municipal – Agência de Notícias



10 de outubro de 2025

16:05

Por: Luís Gustavo Adabro

Fotos: Michelle Alves

Mercadores, munícipes e autoridades municipais comemoraram, na tarde desta sexta-feira (10), os 87 anos de existência do Mercado Municipal “Prefeito Alcindo de Oliveira Rosa”. A festa foi organizada pela Associação de Mercadores de Sorocaba, que realiza a gestão do local, sob supervisão da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Semepp).

De acordo com o Decreto nº 28.467, de 21 de novembro de 2023, o Mercado Municipal está sob gestão da Associação dos Mercadores de Sorocaba por meio de um acordo de Cooperação viabilizado pela Lei nº 12.489, de 7 de janeiro de 2022.

“Não é só comemorar os 87 anos do mercado, mas também todo o trabalho de seus mercadores que, consequentemente, mantêm essa tradição que marca a história e a cultura de nossa cidade. Isso mostra todo o trabalho do Poder Público Municipal, em parceria com a iniciativa privada em prol da população”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

O prédio do Mercado Municipal de Sorocaba foi inaugurado em 12 de outubro de 1938, como um imponente e moderno centro comercial, sendo tombado como patrimônio histórico em 1988. O Mercadão foi erguido no que era conhecido como Largo Santo Antônio, um espaço que reunia uma igreja em homenagem ao santo e um galpão que funcionava como o principal mercado da cidade; ambas as estruturas foram demolidas.

“Com o trabalho do Poder Público Municipal em conjunto com a Associação de Mercadores de Sorocaba, atualmente, todos os 55 boxes estão ocupados, renovando o comércio e mantendo viva a tradição do Mercadão. Isso mostra que o tradicional está se reinventando a cada dia, reconquistando o público sorocabano”, relata o secretário da Semepp, Fernando Marques.

Além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário Fernando Marques, estiveram presentes os secretários de Segurança Urbana (Sesu), João Alberto Corrêa Maia; de Gabinete Central (SGC), Evandro Bueno; de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa; mais o vereador Fernando Dini.