Serviço de Atenção Domiciliar de João Pessoa promove visitas especiais em alusão ao Dia das Crianças

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de João Pessoa proporcionou, nesta terça-feira (14), momentos de sorrisos, música e alegria para os pequenos pacientes numa ação especial em alusão ao Dia das Crianças. Para celebrar a data, a equipe do serviço trocou os jalecos por fantasias coloridas, roupas infantis e nariz de palhaço, transformando a rotina de atendimentos em um dia repleto de emoção.

Com muita animação, os profissionais que integram a equipe multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) pediátrica cantaram, dançaram e homenagearam as crianças acompanhadas pelo serviço. De acordo com a médica Roberta Guerra, que atua na equipe pediátrica, o objetivo foi celebrar cada criança em sua singularidade, “especialmente aquelas com síndromes raras, promovendo alegria, inclusão e conscientização para famílias e profissionais de saúde”.

A primeira parada foi no Bairro das Indústrias para visitar a pequena Ayane dos Santos, de apenas 1 ano e 8 meses, paciente com diagnóstico de distrofia muscular congênita. Ana Clara Araújo, mãe da menina, se emocionou com a iniciativa dos profissionais. “Gostei muito da surpresa e do carinho que eles sempre têm com a minha filha”, comentou.

Também assistida pelo serviço, Maria Liz de Paula tem Síndrome de Edwards, condição genética que provoca atrasos no desenvolvimento físico e mental da paciente. “A surpresa de hoje foi linda e só tenho a agradecer a essa equipe que, Graças a Deus, nos dá todo o suporte necessário desde que ela saiu do hospital, há mais de um ano”, disse Joseane de Paula, mãe de Maria Liz.

Jhullya Vitória de Menezes, de 11 anos, não escondeu a felicidade ao receber a visita especial dos profissionais, que levaram um pouco mais de alegria ao seu dia. Ela tem Síndrome de Patau, doença genética rara que causa malformações no cérebro, face e coração. A mãe dela, Suênia Menezes, elogiou o trabalho dos profissionais. “Eles sempre surpreendem para o bem. São maravilhosos!”

Cada uma das crianças recebeu um kit de higiene pessoal com sabonete infantil, creme dental, escova de dente e lenços umedecidos, montado a partir de doações recebidas pelo serviço.

Serviço – O SAD compõe o programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, foi implantado no município de João Pessoa em 2012 e, atualmente, atende cerca de 300 pacientes. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, odontólogo e farmacêutico. Recentemente, foi formada uma equipe exclusiva para o atendimento pediátrico.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nos finais de semana e feriados, das 7h às 17h. Para ser atendido, o paciente deve estar acamado ou restrito ao leito de maneira temporária ou definitiva e apresentar quadro clínico que necessite de um atendimento frequente e contínuo por uma equipe multiprofissional.