Os resultados das análises realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) nas amostras de água na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, indicam que a mancha na região trata-se de uma espuma biogênica, formada durante e após uma floração de microalgas.
A floração é um fenômeno natural que pode ocorrer em decorrência de fatores como altas temperaturas, luminosidade intensa e presença de nutrientes na água.
Esse tipo de evento tende a se dissipar naturalmente com a mudança das condições ambientais, como a diminuição da temperatura, das chuvas, presença de ondulação e da intensidade solar.
O diretor de Controle, Passivos e Qualidade Ambiental do IMA, Diego Hemkemeier Silva, explica a vistoria que permitiu descartar a presença de óleo e outros poluentes nas espumas na Lagoa da Conceição:
SONORA

