Mathias Alessanco acerta com o Pinheiros e joga o NBB e Liga Sul-Americana de Basquete
Jovem revelação, de 17 anos, fica no Pinheiros até resolver documentação para jogar no EUA
Filho de peixe, peixinho é. O velho ditado é muito bem definida na família Vazquez/Alessanco dos Santos. Considerado uma das maiores revelações do basquete brasileiro e maior prospecto para jogar na NBA em um futuro próximo, o ala/pivô Mathias Alessanco vai defender o Esporte Clube Pinheiros no Novo Basquete Brasil (NBB) 2025/2026 e também na Liga Sul-Americana 2025. O jovem talento, de 17 anos, acertou com o Azul e Preto e vai defender a equipe até que a documentação para atuar na Overtime (EUA) esteja regularizada. Mathias é filho do pivô Shilton Alessanco, que teve no Clube o início da sua gloriosa carreira de jogador.
“Estou muito feliz com essa oportunidade de jogar pelo Pinheiros, um clube de enorme tradição no basquete, que tem um laço muito forte com a minha família. Fui muito bem recebido por todos e não vejo a hora de entrar em quadra. Quero jogar, entrar em quadra para ajudar a equipe, estou com saudade da bola”, afirmou Mathias.
O técnico Gustavo De Conti, também se sente um privilegiado em dirigir uma das maiores promessas do basquete brasileiro. “Mathias é uma das maiores revelações do basquete brasileiro nos últimos anos, um garoto com um futuro brilhante pela frente. Vamos tentar ajudá-lo muito nesse período que estiver conosco e ele vai nos ajudar bastante também no NBB e na Sul-Americana. Estou conhecendo pessoalmente agora, e já percebo que é um cara muito determinado, humilde, cabeça boa, e tem um talento fora do comum. Vamos aproveitar ao máximo o período dele aqui no Pinheiros e torcer para que atinja todos os seus objetivos na carreira, pois ele é merecedor”, completou Gustavinho.
Mathias, começou o gosto pelo basquete quando o pai jogava em Bauru, onde frequentou as escolinhas da equipe. Ele já está treinando com a equipe principal do Pinheiros. Com vários companheiros de Seleção Brasileira na equipe pinheirense, a contratação do jovem teve o aval do técnico Gustavo De Conti, que espera contar com o jovem talento o mais rápido possível.
No ano passado, aos 16 anos, sete meses e 28 dias, Mathias se tornou o mais jovem jogador a defender a Seleção Brasileira, durante as Eliminatórias da AmeriCup 2025, superando mitos como Oscar Schmidt (19 anos no Sul-Americano de 1977), Amaury Pasos (18 anos no Mundial de 1954) e Wlamir Marques (17 anos no Mundial de 1954). Mathias atuou por 14 minutos diante do Panamá em novembro de 2024, escrevendo seu nome como o mais jovem atleta a vestir a camisa da equipe adulta em partidas oficiais.
Draft da NBA
Mathias já apareceu cotado como a 27ª na escolha do draft da NBA de 2028, através do site especializado Draft Room. Porém, existe a expectativa que já na escolha de 2027, o brasileiro esteja cotado para ser escolhido.
Pais orgulhosos
O pai de Mathias, Shilton Alessanco dos Santos chegou ainda juvenil no Esporte Clube Pinheiros. Aqui trilhou sua carreira para se tornar um dos mais temidos pivôs da história do NBB. Ainda hoje é o terceiro maior reboteiro da Liga Nacional, onde foi três vezes líder nas estatísticas da temporada, defendendo Joinville (SC), Flamengo (RJ), Bauru (SP), Minas (MG) e Corinthians (SP).
Aqui no Pinheiros, Shilton conheceu a jogadora de vôlei Giórgia Vazquez, com quem se casou e teve dois filhos: Mathias, o mais velho, que nasceu quando ele jogava em Joinville-SC, e o pequeno gigante Guilherme, hoje aos 15 anos é outra grande promessa do basquete brasileiro jogando na base do Corinthians.
“Primeiro, é um orgulho imenso ver o Mathias seguindo meus passos no Pinheiros. Fico também feliz por ter sido um bom exemplo, começando minha carreira no Clube. Minha história aí é muito grande, porque conheci minha esposa (Giórgia) quando ela jogava vôlei e eu atleta do basquete. Temos uma grande ligação com a instituição. E é uma alegria imensa e orgulho ver o Mathias seguir esses passos. O menino trabalha sério, se dedica demais. Só posso dizer que é uma alegria muito grande ver o que está acontecendo com ele continuando uma história familiar”, finalizou Shilton.
PERFIL
Nome – Mathias Alessanco Vazquez dos Santos
Pais – Shilton e Geórgia
Data de nascimento – 27/3/2008 (17 anos)
Local – Joinville-SC
Posição – ala/pivô (4)
Altura – 2,04m
Clubes que defendeu
Bauru, Minas, Corinthians e Real Betis (Espanha)