Fotos: Michelle Alves/Secom
Liderado pela Secretaria da Mulher, evento contou com a participação de outras pastas, como as Secretarias da Cidadania (Secid), Segurança Urbana (Sesu) e Desenvolvimento Econômico (Sede), além de importantes instituições, como a Delegacia de Defesa da Mulher (Polícia Civil), Polícia Militar (com o programa Cabine Lilás) e OAB Sorocaba, entre outras
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mulher (Semul), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede), Cidadania (Secid) e Gabinete Central (SGC), realizou, na manhã desta quarta-feira (15), no Auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, o lançamento oficial, para a população, do Projeto Conecta Elas, que se trata de uma iniciativa inovadora, voltada à proteção e inclusão digital das mulheres, no cenário de enfrentamento à violência doméstica.
A ideia do projeto é garantir que mulheres em situação de vulnerabilidade, com medidas protetivas deferidas pelo Judiciário, tenham acesso gratuito a aparelhos celulares doados pela população e preparados pelo Programa Metareciclagem, com o aplicativo Protege Mulher já instalado e pronto para uso emergencial.
O evento contou com a participação da secretária da Mulher, Rosangela Perecini; do secretário de Segurança Urbana, João Alberrto Corrêa Maia; do comandante-geral da Guarda Municipal de Sorocaba (GCM), Davi Dutra; da coordenadora do Centro de Referência da Mulher (Cerem), ligado à Secid, Agda Marques; da coordenadora do Metareciclagem, ligado à Sede, Nádia da Costa Teixeira, que na ocasião representou o secretário Bruno Santana; e da assessora de Gabinete da Secid, Rita Souza, representando a secretária Ana Cláudia Fauaz. Também compuseram a mesa de honra: Renata Zanin, delegada-titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM); a vereadora Jussara Fernandes; Adriana Mazzarino, vice-presidente da OAB Sorocaba; a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Vânia Aparecida Carvalho; Luciana Marçura, embaixadora da Lady Driver em Sorocaba; e a soldado PM Agapito.
“Este é um lançamento muito esperado e temos a honra de receber tantas autoridades e poder dizer que já temos um projeto como este acontecendo. Está sendo também um desafio poder, em tão pouco tempo, colocar esse projeto em funcionamento, junto à TI e contando com parcerias tão importantes, de outras pastas e outras instituições. É relevante porque vemos, muitas vezes, mulheres vítimas de violência doméstica e que são obrigadas a deixarem suas casas sem nada, inclusive, sem o celular”, ressalta a secretária Rosangela Perecini. “Ao mesmo tempo, esta também é uma iniciativa voltada à sustentabilidade, visto que muitos de nós podemos ter, em casa, um aparelho celular que não está mais em uso e que pode ser doado para esta causa”, ela completa.
Além das autoridades municipais, o lançamento contou com a presença de representantes de universidades, instituições parceiras, empresas e entidades da sociedade civil. Entre os convidados presentes estiveram também Fabiana de Paula, diretora-adjunta da Associação Comercial de Sorocaba (Acso); Cristiane Loschiavo, presidente da ONG “Não posso me calar”; Bruna Natale, do Grupo Mulheres do Brasil – Sorocaba; Patrícia Rosa, assessora do deputado federal Vitor Lippi; Neusa Maldonado, assessora da deputada estadual Maria Lucia Amary; e Amanda Simões, secretária de Direitos Humanos, Família e Cidadania de Tatuí.
Após as falas das autoridades que compuseram a frente de honra, durante a cerimônia, a soldado PM Agapito apresentou o Cabine Lilás, serviço da Polícia Militar de São Paulo que oferece atendimento especializado e acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Luciana Marçura também informou o público presente sobre como funciona o serviço de aplicativo Lady Driver, que oferece transporte exclusivo para o público feminino, tendo somente motoristas mulheres cadastradas para o atendimento. O app dispõe, ainda, de serviço voltado ao público idoso. A Semul, mediante uma parceria com o aplicativo, oferecerá vouchers gratuitos a mulheres vítimas de violência doméstica que precisarem do serviço de transporte para se deslocar entre os locais de atendimento da denúncia, como a DDM e o Cerem, por exemplo.
Pessoas interessadas em colaborar com o projeto podem doar aparelhos de celular usados, equipados com os carregadores e em bom estado, para serem posteriormente doados às mulheres beneficiadas pela ação.
Os locais de arrecadação são:
– Secretaria da Mulher – Av. Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista, das 8h às 16h;
– Projeto Metareciclagem – Av. Armando Sales de Oliveira, 762 x R. Araçatuba, 171, na Vila Trujillo, das 8h às 16h;
– OAB – Sorocaba – Rua Vinte e Oito de Outubro, 840, no Alto da Boa Vista, das 8h às 18h.