GCM detém adolescente com drogas durante operação integrada na Zona Oeste de Sorocaba – Agência de Notícias



16 de outubro de 2025

12:22

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

 

Fotos: GCM

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve um adolescente de 14 anos de idade, por tráfico de drogas, no Jardim Simus, durante operação integrada com a Polícia Militar, na Zona Oeste da cidade, realizada na tarde de quarta-feira (15). Com ele foram apreendidas 590 porções de entorpecentes.

Durante a ação, as equipes acessaram uma área de mata, nas proximidades da Alameda das Primaveras, e avistaram dois suspeitos, por volta das 13h35. Ao perceber a presença das forças de segurança, a dupla correu. Um deles jogou uma sacola, antes de se esconder em meio a um bambuzal, e acabou detido pela GCM, enquanto o outro suspeito conseguiu fugir.

Na sacola havia porções de drogas, prontas para a venda. Foram apreendidas 279,8 gramas de maconha, 120 gramas de crack, 401 gramas de cocaína e 9,8 gramas em outros tipos de entorpecentes.

O caso foi apresentado na Delegacia da Infância e Juventude (Diju) de Sorocaba, onde a autoridade policial de plantão determinou a elaboração do boletim de ocorrência, por ato infracional de tráfico de entorpecentes. Após os procedimentos legais, o adolescente foi liberado, aos cuidados de sua responsável legal.

 

Como foi a operação

A operação integrada entre a GCM e a PM serviu para intensificar o patrulhamento preventivo, na região do Jardim Simus, Jardim Nova Esperança e Jardim Zulmira, para aumento da sensação de segurança da população e, inclusive, visando ao combate ao tráfico de entorpecentes e à criminalidade em geral.

Ao todo, 34 pessoas foram abordadas durante a ação e qualificadas. Nenhuma tinha mandado de prisão em aberto. Pela GCM, participaram da operação duas equipes da Ronda Municipal (Romu), uma do Canil e quatro em viaturas, totalizando 18 guardas civis. A PM atuou com 30 policiais, em seis motocicletas, quatro viaturas, uma base móvel e o helicóptero Águia.

A equipe do programa HumanizAção, ligado à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba, também acompanhou a operação, disponibilizando acolhimento social às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“A operação transcorreu sem outras ocorrências de maior gravidade, reforçando o compromisso conjunto das forças de segurança com a proteção da população e a manutenção da ordem pública. A iniciativa reafirma o compromisso com o enfrentamento ao tráfico de drogas e a preservação da ordem pública na Zona Oeste da cidade”, destacou o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia.