Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) participa da 35ª Conferência Anprotec, em Foz do Iguaçu – Agência de Notícias



20 de outubro de 2025

17:20

Por: Marcelo Andrade (PTS), Rose Campos

Fotos: Divulgação/PTS

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) participou, ao longo da última semana, da 35ª Conferência Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realizada entre os dias 13 e 16 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR). O evento é reconhecido como o principal encontro nacional dos ambientes de inovação, reunindo incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras, universidades, investidores e gestores públicos de todo o País.

Com o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”, a conferência deste ano reforça a importância da cooperação entre instituições, territórios e agentes de inovação, promovendo painéis temáticos, rodadas de negócios, workshops e apresentações de cases que estimulam a conexão entre ciência, mercado e sociedade.

Com mais de três décadas de história, a Conferência Anprotec é reconhecida como o maior fórum da América Latina voltado à inovação e ao empreendedorismo tecnológico, e continua sendo o ponto de encontro anual de referência para os líderes que constroem o futuro da inovação no Brasil.

Representando o PTS, esteve presente seu presidente, Nelson Cancellara, que também faz parte da Diretoria Estendida da Anprotec para a Região Sudeste do País e é membro da comissão de eleição da sede para a conferência de 2026. No evento, ele participou de painéis e workshops sobre liderança colaborativa, sustentabilidade dos parques, integração entre academia e setor produtivo e modelos de internacionalização de startups.

Ainda durante o evento, o presidente do PTS fez a apresentação da cerimônia de escolha da sede para Conferência da Anprotec 2026, que teve em disputa as cidades de Campina Grande (PB) e Manaus (AM), sendo vencedora, por votação dos representantes dos ecossistemas de inovação do Brasil, a cidade de Manaus.

Além disso, o evento ofereceu um espaço privilegiado para trocas de experiências com outros parques tecnológicos e incubadoras de todo o País, promovendo aprendizado e cooperação.

A presença do Parque Tecnológico de Sorocaba no evento, segundo Nelson Cancellara, reforça seu compromisso com a evolução contínua da gestão, da governança e da intensificação dos seus ambientes de inovação.

Importante destacar que a participação do PTS nesse tipo de evento é fundamental para manter o Parque alinhado às melhores práticas de gestão e inovação do País. Essa troca de experiências fortalece não apenas o nosso ecossistema local, mas também a capacidade de Sorocaba e de toda a nossa Região metropolitana de contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento tecnológico e econômico nacional”, ressaltou.

Já a presidente da Anprotec, Adriana Faria, apontou que “a conferência é uma das principais iniciativas da associação para promover o fortalecimento dos ambientes de inovação no Brasil”.

A cada edição, segundo ela, observa-se um crescimento não apenas no número de participantes, mas também na qualidade técnica e diversidade dos temas abordados, evidenciando o amadurecimento do ecossistema nacional.

Sair da versão mobile