Santa Catarina realiza encontro Internacional de Doação de Órgãos e Transplantes

Foto: Robson Valverde / SES

Com a participação de mais de 250 profissionais presenciais e online de Santa Catarina, do Brasil e de outros países, iniciou nesta segunda-feira, 20 de outubro, o IV Fórum Internacional do Sistema Nacional de Transplantes, o IV Encontro de Coordenadores Estaduais de Transplantes e o XXXII Curso de Formação de Coordenadores Hospitalares de Transplante de Santa Catarina. O evento ocorre no Hotel Cambirela, na Grande Florianópolis, até a quarta-feira, 22.

“O encontro em Santa Catarina só reforça o protagonismo do Estado como referência nacional em doação e transplante de órgãos e tecidos. Essa iniciativa é essencial para disseminar conhecimento entre estados, municípios e hospitais, promovendo a troca de experiências em âmbito internacional para realizar um serviço público cada vez melhor à população. O sistema de doação de órgãos catarinense se tornou uma política de estado sólida, que a cada ano traz resultados positivos que muito nos orgulham”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

São três dias de discussões, para disseminar conhecimento entre países, estados, municípios e hospitais, promovendo a troca de experiências. O objetivo é qualificar ainda mais a doação e o transplante de órgãos e tecidos.

“A importância do encontro é rever, ponto a ponto, os avanços que a América Latina conseguiu nos últimos anos, baseado no modelo espanhol, com as principais experiências exitosas. Também teremos uma revisão do processo de transplantes, desde o início da detecção do potencial doador até a autorização da família, e a doação efetiva dos órgãos. E, na quarta-feira, um encontro das centrais estaduais com trocas de experiências, como é o caso da fila zero de córnea do Ceará, que deve ser modelo para o Brasil”, explica o coordenador da Central Estadual de Transplantes de SC, Joel de Andrade.

Participam do encontro as coordenações de transplante e profissionais da área de Santa Catarina, coordenadores das centrais estaduais de transplantes de todo o país, coordenação do Ministério da Saúde no Brasil, além de autoridades da Coordenação Nacional de Transplantes da Espanha, do Uruguai e da Argentina.

“Será um encontro muito rico onde os coordenadores de hospitalares de transplantes de Santa Catarina terão a oportunidade de compartilhar melhores práticas. E assim, aprimorarmos o SC Transplantes e alcançarmos resultados ainda melhores”, conclui Dr. Joel de Andrade.

Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no instagram @saude.sc