Agência Minas Gerais | Governo de Minas cria projeto inovador que agiliza compras públicas e amplia competitividade

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) tornou-se a primeira instituição de Minas Gerais a publicar um edital de pré-qualificação de produtos para compras públicas. Com o apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), a instituição está implantando o projeto Marketplace: uma remodelagem da estratégia de compras que poderá reduzir em até 80% o tempo médio de aquisição de insumos, permitindo reposições pontuais sempre que necessário.

O objetivo é criar um portfólio permanente de itens previamente avaliados e aprovados, que poderão ser ofertados por quaisquer dos fornecedores credenciados, possibilitando compras muito mais rápidas e seguras e simplificando os processos para repor estoques. A pré-qualificação garante que os produtos atendam a requisitos técnicos e de qualidade previamente definidos.

O primeiro edital, lançado neste mês, é para a qualificação de curativos. A expectativa é que, nos próximos meses, novos editais de pré-qualificação de produtos sejam publicados, fortalecendo o catálogo para transações digitais. Os editais serão permanentes, dessa forma, a empresa pode qualificar seu produto a qualquer momento.

 





 

 

 

 


Outro grande avanço do modelo é a possibilidade de comprar com base no preço de mercado, por meio de cotações em tempo real.

 








 
 
   
   

 

Avaliação criteriosa

Formada por profissionais de diferentes áreas da saúde e representantes de órgãos estaduais, o time de pré-qualificadores será responsável pelas análises de produtos na pré-qualificação, garantindo rigor técnico e qualidade dos itens que irão para o Marketplace. Após avaliados e aprovados, os itens não precisarão passar por retestagens a cada contratação.

A iniciativa também traz ganhos administrativos e operacionais. Ao concentrar a seleção de materiais em um sistema digital e permanente, a Fhemig libera profissionais da assistência para que se dediquem integralmente ao cuidado com o paciente, sem precisar interromper suas rotinas para participar de processos de compra.

Além da eficiência interna, o projeto traz impactos positivos para a economia local. Ao permitir compras em menor escala e sob demanda, o Marketplace amplia a competitividade e estimula a participação de pequenos fornecedores, como microempreendedores do interior do estado.

“É um avanço importante para a gestão pública em saúde e reforça o compromisso da Fhemig com a qualidade da assistência. O projeto também está sendo acompanhado pela Controladoria da Fhemig e será submetido ao Tribunal de Contas do Estado, o que assegura transparência e segurança jurídica em todas as etapas”, conclui Mariana Trindade.