Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) oferecerá curso de capacitação para técnicos em comércio exterior – Agência de Notícias



23 de outubro de 2025

17:27

Por: Secom

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) oferecerá, em breve, de forma gratuita, curso de capacitação para técnicos em comércio exterior como forma de auxiliar profissionais e empresas a atuar nas questões que envolvem o comércio internacional. O anúncio foi feito pelo presidente do PTS, Nelson Cancellara, que integra a comitiva da Prefeitura de Sorocaba em visita a El Salvador.

De acordo com o presidente do PTS, os profissionais Técnico em Comércio Exterior têm diversas áreas de atuação, tais como importação, exportação, logística internacional, negociações comerciais, consultoria em comércio exterior, gestão de operações internacionais, análise de mercado global, assessoria aduaneira, entre outros. Eles podem trabalhar em empresas dos setores industrial, comercial, logístico e financeiro, bem como em consultorias especializadas, órgãos governamentais e organismos de promoção do comércio exterior.

A amplitude de áreas de atuação oferece oportunidades variadas para os profissionais desse segmento. Sorocaba conta com diversas indústrias e empresas exportadoras de seus produtos para muitos países e temos a certeza de que este curso auxiliará tanto os profissionais quanto as empresas nas relações comerciais internacionais”, afirmou Cancellara.

Ainda, segundo o presidente do PTS, os detalhes sobre o curso, como grade de aprendizado, período de inscrição e número de vagas disponíveis e início das aulas, deverão ser definidos nas próximas semanas e divulgados nos meios oficiais do Parque e da Prefeitura de Sorocaba.

Reuniões bilaterais

O presidente do PTS é um dos integrantes da comitiva da Prefeitura de Sorocaba em El Salvador. Nesta terça-feira (21), a comitiva deu prosseguimento às reuniões com representantes do país visitado, buscando fomentar a desburocratização do comércio entre Brasil e o país salvadorenho, assim como a geração de empregos. Em um dos encontros, os representantes da Administração Municipal estiveram reunidos com o ministro da Fazenda de El Salvador, Jerson Rogelio Posada Molina, e com a ministra da Habitação, Michelle Sol, além de Vidal Sorto Rubio, presidente da Câmara de Comércio El Salvador-Brasil (CCESB), entre outras autoridades daquela nação.

Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga destacou a importância do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) para atender o empresariado local interessado em investir naquele país. Segundo ele, a ideia é abrir o PTS para que empreendedores de Sorocaba vendam seus produtos para as Américas Central e do Norte, sem burocracia e sem que seja cobrada estadia de uso do Parque.

Já na última segunda-feira (20), Sorocaba assinou uma parceria histórica entre Brasil e El Salvador. De acordo com a iniciativa, empresas brasileiras poderão enviar seus produtos para San Salvador, capital do país salvadorenho, para serem reindustrializados sem o impacto de tarifas norte-americanas, medida popularmente conhecida como “tarifaço”, e vendidos para Estados Unidos, México e países da América Central com custos menores.

O termo de convênio inédito foi assinado pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, que está em El Salvador, e o prefeito de San Salvador, Mario Edgardo Durán Gavidia, junto de Vidal Sorto Rubio, presidente da Câmara de Comércio El Salvador-Brasil (CCESB).

A iniciativa permitirá que as empresas que produzem com valores de moeda em reais (R$) possam produzir em dólares (US$), tendo faturamento cinco vezes maior, com taxa zero, abrindo a empresa em San Salvador. O termo de convênio contempla, ainda, acordo comercial de isenção tributária para construtoras civis de Sorocaba que atuem no mercado imobiliário no país salvadorenho.