Sorocaba lança novo Inventário de Gases de Efeito Estufa e Análise de Risco Climático – Agência de Notícias



24 de outubro de 2025

10:06

Por: Michelle Alves

Lançamento reforça compromisso da cidade no Dia Internacional Contra as Mudanças Climáticas

 

No dia 24 de outubro, data que marca o Dia Internacional Contra as Mudanças Climáticas, a Prefeitura de Sorocaba, por meio por meio das secretarias de Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (Sema) e de Parcerias (Separ), reafirma seu compromisso com o meio ambiente ao lançar dois importantes estudos: o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) 2022 e a Avaliação de Risco das Mudanças Climáticas.

Esses documentos são ferramentas essenciais para ajudar a cidade a planejar ações que reduzem a emissão de gases causadores do aquecimento global e que preparam Sorocaba para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Os estudos estão disponíveis para consulta pública nos seguintes links: https://tinyurl.com/analiseriscoclimatico e https://tinyurl.com/gasesefeitoestufa.

Esses produtos foram produzidos no âmbito do Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes, uma iniciativa do C40 Cidades, e parceiros, que apoia 50 cidades brasileiras em ações para combater e se adaptar às mudanças climáticas. Sorocaba foi a única cidade do estado de São Paulo escolhida para participar do programa.

O programa usa tecnologia avançada, incluindo inteligência artificial e uma plataforma online, para ajudar as cidades a entender melhor suas emissões de gases e os riscos climáticos locais. Isso facilita o planejamento, a obtenção de recursos financeiros e a execução de ações eficazes, com foco na preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

O Programa Cidades Modelo Verdes Resilientes faz parte do mais amplo Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), criado pelo governo federal em junho de 2024. O PCVR tem como objetivo melhorar a qualidade ambiental e aumentar a capacidade das cidades brasileiras de enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Para isso, integra políticas urbanas, ambientais e climáticas, incentivando práticas sustentáveis e valorizando os benefícios das áreas verdes urbanas.

Essa iniciativa acontece em um momento crítico: em 2023, o Brasil enfrentou um recorde de desastres naturais, com mais de 1.000 eventos hidrológicos e geológicos que afetaram mais de 500 mil pessoas. Esse cenário reforça a necessidade urgente de ações locais contra as mudanças climáticas.

Os documentos lançados hoje foram previamente apresentados e discutidos com o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (COMDEMA). Como próximo passo, Sorocaba pretende elaborar seu plano local de ação climática. Esse plano terá metas para reduzir a emissão de carbono e estratégias para aumentar a resiliência da cidade frente aos impactos climáticos. Entre as ações que podem contribuir para ambas as estratégias estão a ampliação das áreas verdes e a implantação de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), que ajudam a minimizar os efeitos de eventos extremos como enchentes e secas.

Para garantir transparência e o acompanhamento das ações, Sorocaba utiliza a plataforma digital CDP-ICLEI Track. Essa ferramenta permite que a população, gestores públicos, parceiros e a sociedade em geral acompanhem os resultados das iniciativas climáticas da cidade. Os dados estão disponíveis em https://data.cdp.net/.

A participação de Sorocaba nestas iniciativas mostra como a colaboração entre governos, sociedade civil e parceiros internacionais é fundamental para construir uma cidade mais resiliente, inclusiva e sustentável diante da crise climática.