Agência Minas Gerais | Governo de Minas e Aperam BioEnergia fortalecem a segurança hídrica com reúso de água da Copasa no Vale do Jequitinhonha

O Governo de Minas, por meio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), firmou, nesta terça-feira (28/10), uma parceria com a Aperam BioEnergia para o reaproveitamento dos efluentes tratados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha. O chamado Projeto Água Circular vai beneficiar mais de 20 mil moradores da região. O governador Romeu Zema participou da cerimônia, realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Com a parceria, a Copasa vai disponibilizar 35 litros de água de reúso, tratada na ETE, por segundo, gerando em uma economia anual de 1,1 milhão de metros cúbicos de água. Este volume, equivalente a 450 piscinas olímpicas, será reaproveitado nos processos agroindustriais da empresa.








 
 
   
   

“A Copasa, agora, está vendendo essa água tratada para a Aperam, que tem reflorestamento. Por incrível que pareça, essa água é muito melhor para o eucalipto do que a água que a empresa antes retirava do rio”, acrescentou o governador de Minas Gerais.

Já a Aperam Bioenergia vai investir cerca de R$ 5 milhões no projeto, que prevê a construção de 2,5 quilômetros de rede adutora para levar a água da ETE até a empresa. Também será implantada uma estrutura adicional de tratamento para garantir a qualidade adequada da água de reúso.

Para o presidente da Copasa, Fernando Passalio, a iniciativa é um marco na gestão de recursos hídricos. “Este projeto em Itamarandiba não é apenas sobre o tratamento de efluentes, é sobre a visão de futuro que a Copasa tem para Minas ao destinar a água de reúso para fins que não exigem potabilidade. É um passo fundamental para assegurar a sustentabilidade e a segurança hídrica, mostrando nosso compromisso com a população e com o meio ambiente”, afirmou Passalio.

Na avaliação do CEO da Aperam South America, Rodrigo Villela, a parceria representa uma solução prática e sustentável para o Vale do Jequitinhonha, aliando benefícios ambientais ao desenvolvimento econômico local.

“Essa ação reforça nosso compromisso com a segurança hídrica do Vale do Jequitinhonha e com o uso responsável da água em nossas operações. A ampliação da infraestrutura de tratamento de efluentes em Itamarandiba permitirá reutilizar mais de 1 milhão de metros cúbicos de água por ano em nosso processo agroindustrial, com segurança, eficiência e menor impacto ambiental”, pontuou Rodrigo Villela.

Expansão do projeto e parceria com a Amif

A partir da iniciativa em Itamarandiba, a Copasa firmou um Protocolo de Intenções com a Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif) para expandir o projeto de reúso da água para outras regiões do estado. A expectativa é que essa união com a Amif estimule novas oportunidades de reúso em atividades florestais e agroindustriais, ampliando os benefícios ambientais, sociais e econômicos do projeto.

“O projeto visa ampliar a segurança hídrica do setor produtivo, sem competir com o abastecimento humano. A iniciativa promove o uso sustentável da água, fortalece a cadeia de florestas plantadas, contribui para a preservação ambiental e economia circular”, afirma o assessor da presidência da Amif, Igor Braga.

Reúso em Minas Gerais

O Projeto Água Circular da Aperam BioEnergia é a segunda iniciativa de reúso em Minas Gerais. Em junho, a Copasa e a siderúrgica Metalsider inauguraram o projeto que permite que os efluentes tratados da ETE Betim Central sejam utilizados como água nas atividades industriais da siderúrgica Metalsider.

Com o objetivo de expandir a iniciativa, a companhia lançou o Portal de Reúso de Água, uma plataforma onde empresas interessadas poderão se cadastrar para utilizar o recurso em suas atividades. Para saber mais, clique aqui.