Prefeitura divulga plano operacional para os grandes eventos de novembro sobre a agenda climática mundial – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
O Museu do Amanhã será palco do Earthshot Prize no dia 5 de novembro – Fabio Motta/Prefeitura do Rio O Rio de Janeiro será palco de uma série de encontros internacionais voltados à agenda climática global, às vésperas da COP30, que ocorrerá em Belém entre os dias 6 e 21 de novembro. Os eventos se concentram no Centro e na Zona Sul, com destaque para o Fórum de Líderes Locais da COP30, de 3 a 5/11, no MAM-Rio, e para o Earthshot Prize – premiação ambiental criada pelo Príncipe William –, no dia 5/11, no Museu do Amanhã.
As Conferências Climáticas da ONU (COPs) são o principal espaço de negociação global sobre a crise climática. Neste ano, o Rio sediará encontros estratégicos que antecedem a cúpula, consolidando a cidade como centro global de diálogo e diplomacia climática. As agendas no Rio vão destacar o papel das cidades e de soluções locais no enfrentamento das mudanças do clima.
O plano operacional para o período foi apresentado pelo prefeito Eduardo Paes, acompanhado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere, de secretários e gestores municipais, no Centro de Operações e Resiliência (COR).
– Na próxima semana, o Rio de Janeiro passar a ser, de certa maneira, o centro de atenções iniciais daquilo que vai acontecer na COP 30 em Belém, no Pará, com uma série de eventos acontecendo em paralelo. Não são eventos que causam restrições como vimos durante o G20 e a cúpula do BRICs, mas que demandam que a população carioca tenha uma atenção especial para alguns locais. Vamos fazer com que o príncipe William, o bilionário Michael Bloomberg, o revolucionário prefeito de Londres e todos os visitantes se tornem também apaixonados pela cidade do Rio de Janeiro – disse o prefeito Eduardo Paes.
Principais eventos da semana climática no Rio:
- Fórum de Líderes Locais da COP30 – Evento oficial da COP30, de 3 a 5/11, no MAM e no Vivo Rio;
- Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 – Abertura do Fórum, dias 3 e 4/11, no MAM e no Vivo Rio;
- Earthshot Prize – Premiação climática idealizada pelo Príncipe William, do Reino Unido, dia 5/11, no Museu do Amanhã, com ativações no Armazém 3 a partir de 2/11;
- Earthshot Week – Ativações ligadas à premiação climática idealizada pelo Príncipe William, dias 2 a 5/11, no Armazém 3 do Pier Mauá;
- Diálogos Locais – Iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, com eventos da sociedade civil, de 1 a 7/11, na Praça Tiradentes e outros pontos;
- Festival Respira Rio (Breathe Cities) – Em parceria com a C40, o evento traz atividades e palestras à população, dia 1º/11, na Avenida Chile;
- Inauguração do Solário Carioca – Primeira usina de energia solar da cidade, dia 2/11, em Santa Cruz;
- X, Moonshot Factory – Seminário de tecnologia do laboratório da Alphabet Inc., dia 3/11, no Porto Maravalley, hub de inovação no Porto Maravilha.
Sobre os eventos de novembro no Rio
De 3 a 5 de novembro, o Rio de Janeiro sediará o Fórum de Líderes Locais da COP30, no Complexo MAM/Vivo Rio, no Aterro do Flamengo. Organizado pela Presidência da COP30 e pela Bloomberg Philanthropies — fundação de Michael R. Bloomberg, Enviado Especial da ONU para Ambição e Soluções Climáticas — o Fórum tem como objetivo integrar as cidades às negociações climáticas nacionais e fortalecer a cooperação multinível na agenda do clima.
– Esse evento reunirá autoridades locais de todo mundo. Simultaneamente, teremos a presença do Príncipe William na cidade. Diante disso, o esforço da Prefeitura do Rio foi fazer com que essas agendas todas pudessem estar acontecendo ao mesmo tempo, para colocar o Rio de Janeiro em destaque, mais uma vez – destacou o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
Mais de 300 prefeitos, autoridades regionais e especialistas globais se reunirão para discutir soluções urbanas e mobilizar compromissos concretos. Ao longo de três dias, o encontro abordará temas como financiamento para projetos ambientais, resiliência urbana e implementação de ações de adaptação climática. No encerramento, será entregue à Presidência da COP30 um documento com as principais contribuições das cidades e regiões.
– Esse é um dos únicos eventos oficiais da COP30 fora de Belém, focando em governos sub nacionais, com público estimado de 2.000 a 2.500 pessoas por dia – destacou o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio, Ilan Cuperstein.
A Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 abrirá o Fórum, com sessões nos dias 3 e 4 de novembro, no MAM/Vivo Rio. Realizada a cada três anos, a Cúpula reúne prefeitos das quase 100 cidades da rede C40, além de líderes empresariais, filantropos e representantes da sociedade civil, para apresentar ações climáticas inclusivas e ambiciosas.
Marcando o 20º aniversário da C40, a edição do Rio terá como anfitriões o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e o prefeito de Londres, Sadiq Khan, copresidente da C40. O encontro definirá as prioridades de ação para os próximos 12 meses, com foco em acelerar a implementação de políticas e garantir o financiamento necessário para que as cidades enfrentem a crise climática com escala e impacto.
Outros eventos do Fórum de Líderes Locais da COP30 incluem:
- Cúpula Global de Estados e Regiões – reunião de governadores e líderes regionais para debater ações climáticas em setores-chave;
- Diálogo Político de Alto Nível da CHAMP (Coalizão para a Parceria Multinível de Alta Ambição) – espaço de cooperação entre governos nacionais e subnacionais;
- Cerimônia de Premiação de Líderes Locais, da Bloomberg Philanthropies, que reconhecerá cidades e regiões com resultados concretos nas prioridades da COP30 — o Rio concorre com seu Protocolo de Calor;
- Assembleia Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP);
- Fórum Cidades da Amazônia;
- America is All In – Encontro de Cidades Americanas;
- Cúpula de Ação Climática Local, que encerrará a programação.
Prêmio Earthshot
Outro destaque internacional, na próxima semana, será o Earthshot Prize, com cerimônia de premiação no dia 5/11, no Museu do Amanhã. Dentro da programação do evento, será realizada a Earthshot Week, em que líderes globais, empresas, investidores e comunidades se reunirão para discutir e impulsionar soluções ambientais. Os encontros serão no Armazém 3 do Píer Mauá, a partir de 02/11. O Rio foi escolhido como primeira cidade da América Latina a sediar a premiação — uma das mais prestigiadas do mundo, criada em 2021 pelo Príncipe William.
A cada edição, 15 soluções climáticas são selecionadas como finalistas e passam a receber apoio técnico e de comunicação. Cinco delas são premiadas com £1 milhão cada, nas categorias: Proteger e Restaurar a Natureza, Limpar o Ar, Reviver os Oceanos, Construir um Mundo Livre de Resíduos e Combater a Crise Climática. O Brasil concorre neste ano com dois programas.
Entre os eventos temáticos, o X, Moonshot Factory, laboratório de inovações da Alphabet Inc., realiza no dia 3/11, no Maravalley (Porto Maravilha), um seminário de tecnologia urbana. O encontro reunirá empresas parceiras para desenvolver soluções em infraestrutura e avaliar oportunidades de instalação de data centers na cidade.
Já no dia 01/11, a Avenida Chile receberá o Festival Respira Rio, do programa global Breathe Cities, liderado pela C40. A via será fechada para atividades abertas ao público, oferecendo uma prévia do futuro Distrito de Baixas Emissões do Centro. O evento contará com palestras, atividades esportivas, jogos interativos e uma apresentação musical do Baile Black Bom.
Os eventos climáticos de novembro reforçam o papel do Rio de Janeiro como capital da diplomacia ambiental e cidade-líder na transição para um futuro mais verde, resiliente e inclusivo. Com uma agenda intensa de cooperação internacional e soluções urbanas, o Rio reafirma seu compromisso de unir inovação, sustentabilidade e qualidade de vida — mostrando ao mundo que as grandes transformações começam nas cidades.
Diálogos Locais
A programação também contempla a participação da sociedade civil com os Diálogos Locais, iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC). De 1 a 7 de novembro, mais de 50 eventos paralelos propostos por organizações civis ocorrerão em diferentes pontos da cidade, com expectativa de 15 mil participantes. A Praça Tiradentes será o principal polo, com seminários no Teatro Carlos Gomes e encontros institucionais na Casa do Clima.
– Nós criamos um espaço pensando a articulação da sociedade civil organizada, das instituições, de outras agências multilaterais, além de atores e atrizes que vêm se inscrevendo e se mobilizando ao redor desse encontro de cidades que complementa a participação social e o planejamento popular no Local Leaders – disse a secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula.
Confira os principais eventos, datas, horários e locais que ocorrerão de 1 a 7 de novembro:
Seminário Rio de Ação Climática
Com expectativa de reunir cerca de 650 participantes, o encontro será o principal espaço para apresentar e debater os avanços e desafios da agenda climática na cidade, reunindo especialistas e o público em geral.
Local: Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes s/nº.
Data: 01/11
Horário: 9h às 14h
Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/dialogos-locais-rio25-seminario-de-acao-climatica/3187742
Ativação Cultural: Rima e Poesia pelo Clima
Local: Quinta da Boa Vista
Data: 02/11
Horário: 15h às 17h.
Encontro de Parlamentares
Será dedicado a debater legislação e políticas públicas necessárias para acelerar a ação climática.
Local: Câmara Municipal, Palácio Pedro Ernesto, Praça Floriano, s/nº – Cinelândia
Data: 04/11
Horário: 14h às 17h
Encontro Nacional do Fórum CB27
O evento reúne Secretários de Meio Ambiente das capitais para alinhar a posição das cidades em relação à COP 30 e promover o diálogo com o Fórum de Líderes Locais. Inclui, ainda, uma mesa de discussão com os Secretários da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Local: Centro de Operações e Resiliência (COR) – Rua Ulisses Guimarães, nº 300, Cidade Nova
Data: 04/11
Horário: 14h às 18h
Balanço Ético Global
O “Balanço Ético Global” promoverá uma reflexão sobre as responsabilidades compartilhadas diante da crise climática, em diálogo com a iniciativa da COP30 no Brasil.
Local: Planetário, R. Vice-Governador Rúbens Berardo, nº 100 – Gávea
Data: 04/11
Horário: 17h às 19h30
Mulheres e clima: Mulheres em Ação Climática: Experiências & Políticas
A SMAC coloca em evidência o papel crucial das mulheres – de comunidades tradicionais, periferias, academia e gestão pública – como agentes de transformação.
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa – R. São Clemente, 134
Data: 05/11
Horário: 14h às 17h
Adaptação climática em favelas
Discutirá soluções climáticas a partir da perspectiva dos territórios mais vulneráveis, colocando os moradores no centro do debate.
Local: Arena Cultural Herbert Vianna – R. Evanildo Alves, s/n° – Maré, Rio de Janeiro
Data: 06/11
Horário: 9h às 12h
Encontro de Mulheres negras: Racismo Ambiental e Justiça Climática
Atividade discute as cidades antirracistas a partir da experiência das mulheres negras
Local: Casa Clima – Praça Tiradentes, 48
Data: 06/11
Horário: 14h às 16h
Planejamento operacional da Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio terá um planejamento operacional especial durante a realização dos eventos que antecedem COP30 no Rio, entre os dias 1 e 7 de novembro, que contarão com a presença de autoridades nacionais e estrangeiras.
O Centro de Operações e Resiliência (COR) vai integrar as ações de monitoramento durante os eventos preparatórios para a COP30. Um espaço na Sala de Situação será reservado para agentes municipais e para forças de segurança estaduais e federais, além da ABIN. Todos terão acesso ao telão, que reproduz imagens de 5.000 câmeras e radares em pontos de interesse e acompanhando as delegações. Serão utilizadas 56 câmeras na Praça Mauá e Boulevard Olímpico, e 27 câmeras no Museu de Arte Moderna (MAM), além de um drone.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) terá equipes concentradas nas áreas de interesse do evento. Mais de 600 agentes, 35 viaturas, 10 reboques e 10 motocicletas serão empregados, por dia, na operação com os objetivos de obstrução de área pública, e ordenamento urbano.
A Comlurb vai reforçar as rotinas de limpeza, com atenção especial à orla da cidade. Mais de 400 garis por dia trabalharão durante o evento. Além disso, os locais receberão os novos contêineres de alta capacidade 1.200L e as novas varredeiras de grande porte para limpeza dos grandes corredores.
Para atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde conta com os hospitais de referência para o evento – complexos dos hospitais Souza Aguiar e Andaraí. Para a região dos hotéis, na zona sul, onde os participantes estarão hospedados, o atendimento se concentrará no Hospital Municipal Miguel Couto.
A Secretaria Municipal de Saúde também fará ações de Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária, visando orientar e acompanhar as instalações e serviços contratados para o evento. Também prestará assistência com a Central Municipal de Regulação a qualquer referência de paciente advinda do evento e/ou por demanda espontânea na rede pública municipal.
Nos dias dos eventos, postos foram montados no MAM, no Vivo Rio, no Museu do Amanhã, no Armazém 3 e na Marina da Glória. A estrutura, que também prevê uma ambulância em cada posto, estará sob responsabilidade das produtoras dos eventos.
Durante o período, alterações momentâneas serão necessárias em algumas ruas para garantir a fluidez do trânsito. Haverá interdições viárias temporárias nas proximidades dos principais eventos – Aterro do Flamengo, Praça Mauá, Praça Tiradentes e Avenida República do Chile -, nas vias da orla, onde se concentram hotéis de delegações, e nas regiões dos aeroportos.
A operação de trânsito será reforçada pela CET-Rio durante todo o período, com 70 agentes, 34 motocicletas e 15 veículos operacionais, que atuarão orientando motoristas e pedestres durante a execução dos bloqueios e demais intervenções viárias. Mais de 20 reboques estarão posicionados em pontos estratégicos para oferecer suporte em casos de pane mecânica ou outras ocorrências. Além disso, 26 painéis de mensagens variáveis vão comunicar as condições do trânsito, rotas alternativas e orientações para motoristas e pedestres.
Técnicos da CET-Rio irão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio). Em todos os locais onde os eventos serão realizados, haverá equipes atuando na orientação e na fiscalização do trânsito. Aos motoristas é recomendado que fiquem atentos à sinalização de trânsito, especialmente à proibição de estacionamento e sigam as orientações dos agentes.
Veja as principais interdições:
Entorno do Museu de Arte Moderna (MAM) e Vivo Rio
Dias 3, 4 e 5/11 (de segunda a quarta-feira) – Interdição da Rua Jardel Jercolis

Praça Mauá
Dias 3, 4 e 5/11 (de segunda a quarta-feira) – A Av. Rodrigues Alves, no trecho entre a Rua Souza e Silva e a Praça Mauá terá acesso restrito.

Avenida República do Chile e entorno
– Das 21h do dia 30/10 (quinta-feira) até 21h do dia 31/10 (sexta-feira)
Av. República do Chile – interdição de 1 faixa por sentido
– Das 21h do dia 31/10 (sexta-feira) até 21h do dia 1º/11 (sábado)
Avenida República do Chile, interdição de toda a extensão em ambos os sentidos
Rua do Senado, trecho entre a Rua da Relação e a Rua do Lavradio;
Rua da Relação, trecho entre a Rua Gomes Freire e a Rua do Lavradio;
Rua do Resende, trecho entre a Rua Gomes Freire e a Rua do Lavradio;
Rua do Lavradio, trecho entre a Rua do Senado e a Avenida Mem de Sá;

