Sorocaba é campeã geral da Final Estadual dos Jogos da Melhor Idade 2025 – Agência de Notícias
29 de outubro de 2025
16:11
Por: Mariana Campos

Fotos: Sequav
Com 148 pontos, Sorocaba é a campeã da Final Estadual da 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), que ocorreu de 24 a 28 de outubro, em São João da Boa Vista (SP). A delegação sorocabana contou com 107 atletas, entre homens e mulheres a partir de 60 anos de idade. Em segundo lugar ficou São Bernardo do Campo, com 89 pontos e, em terceiro, São José dos Campos, com 73 pontos. A cerimônia de encerramento ocorreu na terça-feira (28) e Sorocaba foi representada pelos atletas Maria Kaneko (Tênis de Mesa), Mário Higuchi (Tênis de Mesa) e Keiko Kakiuchi (Basquete 3 x 3).
Organizados pelo Governo do Estado, os Jogos da Melhor Idade têm como intuito valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção da saúde e bem-estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos. As disputas reuniram as melhores equipes do estado de São Paulo classificadas nas competições das oito regiões esportivas.
“Nossos atletas, mais uma vez, tiveram desempenho excelente. Todos estão de parabéns e são exemplos no incentivo ao esporte e na busca por saúde e qualidade de vida”, ressalta o secretário de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), Vitor Hugo Tavares.
O JOMI promove a prática esportiva e o convívio social em 15 modalidades: atletismo, basquete 3×3, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.
A maioria dos competidores da cidade treina no Centro Esportivo do Jardim Simus, por meio de um projeto realizado pela Sequav, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico Social (ADES), e todos representam o município em competições oficiais.
A equipe técnica da Sequav envolvida na competição é formada pelos servidores Almentino Brasil Borges Jr., Edileine Gomes Pauletti, Fábio Augusto Cortegoso, Letícia Nara Reis de Alencar e Natália Massarico, com apoio técnico de Fábio Luiz Santos de Oliveira, Lúcio Rodrigues Jr. e Michele Machado de Oliveira, além dos coreógrafos Gabriel Ambrogi (Coreografia) e Fernando Vasconcelos (Dança de Salão). Já o representante da ADES é César Augusto Telini.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, forneceu todo apoio às equipes, com a realização das inscrições, além de alimentação, transporte e montagem da estrutura do alojamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3212-7282 ou pelo e-mail: [email protected].
Confira o desempenho das equipes de Sorocaba na Final Estadual dos JOMI 2025:
Basquete 3 x 3 Fem. B – 1º lugar
Basquete 3 x 3 Masc. A – 1º lugar
Bocha – 1º lugar
Coreografia A – 1º lugar
Damas Masc. – 1º lugar
Dança de Salão A – 1º lugar
Tênis Individual Fem. C – 1º lugar
Tênis Dupla Masc. C – 1º lugar
Tênis de Mesa Fem. A – 1º lugar
Xadrez Fem. – 1º lugar
Tênis de Mesa Fem. C – 2º lugar
Tênis de Mesa Masc. B – 2º lugar
Basquete 3 x 3 Fem. A – 3º lugar
Dança de Salão B – 3º lugar
Tênis Dupla Fem. A – 3º lugar
Xadrez Masculino – 3º lugar
Tênis Individual Masc. B – 4º lugar
Tênis Individual Fem. B – 5º lugar
Tênis Individual Masc. A – 5º lugar
Buraco Fem. – 6º lugar
Atletismo Masculino – 7º lugar
Natação Masc. – 8º lugar
Vôlei Fem. B – 8º lugar
