Casan investe R$ 58 mil para reforçar abastecimento em Ascurra e Rodeio
Equipamento macromedidor instalado em Ascurra – Foto: Divulgação / Casan
Com o objetivo de reforçar o abastecimento em Ascurra e Rodeio, no Vale do Itajaí, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) executou duas importantes atividades neste mês. A primeira, foi a limpeza e a dragagem da área de captação próxima à Estação de Recalque de Água Bruta, que encaminha a água para o tratamento. A segunda, foi a instalação de um macromedidor na saída da Estação de Tratamento de Água (ETA), que vai monitorar com maior precisão a água direcionada para as adutoras e redes de distribuição. As duas obras beneficiam cerca de 20 mil moradores nos dois municípios.
“A limpeza e a dragagem garantem um aumento considerável de vazão de até 1,2 milhão de litros a mais por dia no sistema, enquanto o macromedidor é um importante serviço que faz parte do Programa de Controle e Redução de Perdas de Água da Companhia. Nos próximos meses, a partir da avaliação feita com os dados do macromedidor, vamos instalar mais três equipamentos do tipo em pontos estratégicos, a fim de verificar e resolver com mais agilidades problemas de vazamentos ocultos”, explica o chefe de Agência, Alessandro Leite.
Essas não são as únicas melhorias feitas pela Casan para o abastecimento na região em 2024. Recentemente, as equipes da Companhia também instalaram 2,6 km de tubulação para a região do Bairro Santa Bárbara, na área rural de Ascurra. Com isso, 30 famílias receberam água tratada pela primeira vez em suas residências.
