Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Assistência Social capacita 40 municípios na Granfpolis sobre atendimento à população em situação de rua

Foto: Edna Klein/Ascom SAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) realizou nesta sexta-feira, 30, em Florianópolis, mais uma capacitação regional para os trabalhadores e gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) sobre a população em situação de rua. Participaram representantes de 40 municípios. O evento foi realizado no auditório da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis).

 “Esse é o terceiro de cinco encontros e a intenção é que 100% do estado possa receber essas informações e capacitação sobre as pessoas em situação de rua, os atendimentos, acompanhamentos e todos os serviços. Hoje apresentamos um panorama dessas pessoas no estado, conversamos sobre os serviços e abrimos para o diálogo e construção junto aos municípios”, comenta a diretora de Assistência Social da SAS, Gabriella Dornelles.

A assessora de Políticas Públicas da Granfpolis, Vânia Fátima Guareski Souto, destaca que a capacitação é fundamental para promover o alinhamento técnico junto aos municípios. A Política de Assistência Social tem o dever de trabalhar com as pessoas em situação de rua, mas não é a única, então precisamos organizar a casa para poder trabalhar com os outros setores”, comenta.  

No encontro, que faz parte das capacitações do Programa Muito Além das Ruas, lançado pelo Governo do Estado, a diretora de Assistência Social, apresentou um panorama da população em situação de rua em Santa Catarina que atualmente pode ser contabilizada a partir de dados do CadÚnico.

Entre as informações que chamam a atenção é que das cerca de 12 mil pessoas em situação de rua em Santa Catarina, 89,2% são homens e apenas 10,8% são mulheres. Desse total apenas 1,8% são idosos. Os dados revelam ainda que 59,5 são brancos e 9,3% pretos. 98% já frequentou a escola e 95% sabem ler e escrever. Hoje 141 cidades registraram que tem pessoas em situação de rua.

Desse total 13,4% possuem alguma deficiência ou transtorno, 30,2% nunca tem contato com a família e outros 31,5% quase nunca.

 “Quanto mais tempo a pessoa estiver na rua, mais crônica fica a situação e isso exige estratégias mais qualificadas, então é muito mais fácil ter uma abordagem logo no início, e outro fator importante é que a trajetória nas ruas compromete a saúde física e mental dessas pessoas, causando sofrimento psíquico”, explica a diretora de Assistência Social, Gabriella Dornelles.

Capacitação integra o projeto Muito Além das Ruas

A capacitação integra o Projeto Muito Além das Ruas, lançado pelo Governo do Estado. A intenção é promover ações integradas que envolvam as secretarias de Assistência Social, Mulher e Família, Saúde, Segurança Pública, prefeituras e outros órgãos como Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, além de representantes da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Depois da escuta inicial para a construção de vínculo e identificação das necessidades, o cadastro será feito por meio de um aplicativo, que contará inclusive com reconhecimento facial e dados que podem ser acessados pelos profissionais envolvidos, com alguns níveis de restrição conforme o serviço. Ele vai criar um histórico de todo o atendimento realizado para a pessoa em situação de rua, independente da cidade onde ela estiver em Santa Catarina.

Depois dessa etapa será feito o encaminhamento intersetorial mais adequado para cada indivíduo, seja internação, acompanhamento e, por fim, inclusão produtiva, promovendo autonomia, economia e desinstitucionalização.

O Programa Além das Ruas prevê ainda um investimento específico para internações em clínicas e comunidades terapêuticas, para reforço das equipes que atendem pessoas em situação de rua nos municípios e ainda para capacitação das equipes.

Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

Sair da versão mobile