30 de outubro de 2025
                            
                            14:43
                        
                    
Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, deteve uma mulher de 33 anos de idade, por descumprimento de medida protetiva judicial, na manhã de quarta-feira (29). Ela estava proibida de se aproximar da mãe dela, de 51 anos, porém foi abordada nas proximidades da casa da vítima, no Jardim Sol Nascente, Zona Norte da cidade, após a mãe ter acionado o botão de alerta do programa Protege Mulher.
O aplicativo de celular do “Protege Mulher” é destinado às vítimas de violência doméstica que estão amparadas por medida protetiva judicial. Neste caso, o alerta é recebido pelo Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), que destacou de imediato uma equipe da GCM para checar a ocorrência.
Os guardas localizaram a agressora nas proximidades do imóvel indicado, apresentando comportamento alterado e relatando ter feito uso de entorpecentes. Durante o atendimento, munícipes também chamaram o Samu, que compareceu ao local. Os técnicos avaliaram a situação e constataram não se tratar de caso de urgência médica.
Dessa forma, a acusada foi conduzida à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba, onde a autoridade policial determinou sua prisão em flagrante, por descumprimento de medida protetiva.

