31 de outubro de 2025
17:45
Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), coloca em funcionamento, a partir de segunda-feira (3), seu Centro de Inteligência Urbana, popularmente conhecida como “Setor Cérebro”. A unidade tem como missão fornecer relatórios estratégicos e informações qualificadas ao Executivo Municipal, apoiando a gestão de crises e riscos urbanos nas áreas de mobilidade e segurança, por meio do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI).
“Mais do que uma sala de controle, o ‘Cérebro’ representa uma nova forma de governar, baseada em integração e inovação. É o símbolo de uma cidade que pensa, analisa e aprende com seus dados, que valoriza a vida das pessoas e que utiliza a inteligência para servir melhor a todos. Com o ‘Cérebro’, Sorocaba se posiciona como referência nacional em inteligência urbana, unindo tecnologia, ciência e gestão pública em prol de um futuro mais humano, sustentável e inteligente”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.
Os trabalhos para montagem e operacionalização do “Setor Cérebro” estão em fase final. Ele está alojado junto ao CCOI, na Semob, em prédio no Alto da Boa Vista. Nesta sexta-feira (31) houve a instalação do mobiliário e dos equipamentos de informática, além de reunião da equipe que vai atuar na unidade, para apresentação do plano e da rotina de trabalho.
A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), pois dois profissionais são da Guarda Civil Municipal (GCM) e que já atuam no CCOI. O Centro de Inteligência Urbana terá: um coordenador de Gestão Estratégica e Integração Intersetorial; um analista de Dados e Mobilidade, um de Transporte Público, um de Segurança e Monitoramento, um de Defesa Civil e Resiliência e um analista de Tecnologia e Integração.
“São todos profissionais técnicos que vão criar relatórios e fazer análises científicas de dados de mobilidade e segurança, a partir das ferramentas tecnológicas que são utilizadas pela Semob e GCM, como os sistemas Smart Sampa Sorocaba, Muralha Eletrônica, Waze for Cities, semáforos inteligentes, Protege Mulher, entre outros”, aponta o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.
As áreas de maior impacto incluem mobilidade urbana, transporte público, segurança viária e defesa civil, consideradas pilares da qualidade de vida e do desenvolvimento urbano sustentável. O “Setor Cérebro” integra, analisa e interpreta informações em tempo real, oferecendo suporte direto à tomada de decisão estratégica e operacional.
“Seu propósito é claro: transformar dados, imagens e demais informações em decisões e em resultados concretos para a população. O foco é construir uma Sorocaba mais segura, eficiente e resiliente, capaz de antecipar problemas, reagir com agilidade e basear cada ação pública em evidências e inteligência de dados”, destaca o chefe de Divisão de Fiscalização e Mobilidade Urbana da Semob, Jorge Luís Junior.
Além da atuação técnica, o “Setor Cérebro” também se consolida como núcleo de inovação e conhecimento aplicado, a promover parcerias com universidades, centros de pesquisa e o setor privado. “Essas conexões fortalecem o ecossistema local de inovação tecnológica, permitindo o desenvolvimento de soluções inteligentes e o aprimoramento contínuo da gestão pública”, complementa Paschoini.

